08 maio 2013

Polêmica: Pedras de Fogo pode perder campus do IFPB por causa de briga política

O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, confirmou que o prazo expira na próxima sexta; o prefeito se nega a doar o terreno ao MEC, porque o deputado Manoel Júniro conseguiu a construção

O município de Pedras de Fogo (a 42,17 quilômetros de João Pessoa) está prestes a perder um campus do IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), antiga Escola Técnica, por conta de uma briga política. Termina sexta-feira (10) o prazo para que o prefeito Derivaldo Romão (PSB) doe um terreno para construção do campus, já autorizado pelo Ministério da Educação. Só que quem conseguiu a instalação do IFPB foi o deputado federal Manoel Júnior (PMDB), adversário de Romão. Com maioria na Câmara dos vereadores, o prefeito estaria vetando a proposta de doação da área. 

Para instalar o campus, o atual prefeito precisa doar o terreno que foi autorizado pelo MEC para o funcionamento do instituto, mas apesar de toda a argumentação de Manoel Junior junto ao prefeito, até esta terça-feira (7), nada foi feito. O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, confirmou que o prazo expira na próxima sexta.

No IFPB de Pedras de Fogo vão funcionar as instalações do Centro de Vocação Tecnológico (CVT), construído com recursos de emendas individuais do deputado federal peemdebista. Ao todo, o parlamentar destinou R$ 1,4 milhão para a obra. 

Quando instalado, o campus contará com os cursos técnicos de Edificações, Manutenção Automotiva, Açúcar e Álcool, Transações Imobiliárias e Logísticas e dois cursos superiores: Construção de Edifícios e Gestão da Produção Industrial. “Os cursos foram pensados já levando em conta a realidade local”, destacou Manoel Junior.

O deputado conta que conseguiu a autorização depois de uma articulação junto á própria presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o que garantia a expansão de um campus do IFPB, onde as aulas já poderiam ser iniciadas em julho próximo.

Pedras de Fogo, no Litoral Sul da Paraíba, tem uma população é estimada em 27.116 habitantes.De acordo com o PNUD, seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é de 0,568. O PIB per capta é de R$ 7.839,61 e o município não conta com nenhuma instituição de ensino superior.

Portal Correio
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-