04 outubro 2019

Alepe: Assembleia reverencia quatro décadas de faculdade de Goiana

Primeira instituição de Ensino Superior de Goiana (Região Metropolitana do Recife), a Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros (Fadimab) completa 40 anos em 2019. A unidade é mantida pela Autarquia de Ensino Superior de Goiana. Na quinta (26/09), por iniciativa da deputada Teresa Leitão (PT), a Assembleia Legislativa comemorou o aniversário da entidade em Grande Expediente Especial.

Inicialmente denominada Faculdade de Formação de Professores, hoje a Fadimab, além de oferecer licenciaturas em História, Geografia, Matemática e Ciências Biológicas, disponibiliza os cursos de Letras, Pedagogia, Educação Física, Administração e Direto, e ainda pós-graduações em diversas áreas. No momento, a direção estuda a implantação de mais duas graduações: Psicologia e Fisioterapia, visando atender a crescente demanda da região. 

“A Fadimab recebe a homenagem desta Casa pelos 40 anos dedicados ao ensino e à preparação dos jovens para uma sólida formação cultural, primando pelo saber”, pontuou a codeputada Kátia Cunha, do mandato coletivo Juntas (PSOL), que presidiu o encontro.

Teresa Leitão lembrou a tradição da Casa de Joaquim Nabuco de valorizar a educação e ressaltou a história de lutas da instituição. A parlamentar destacou que a faculdade se diferencia pelo caráter humanístico e tem promovido cursos de pós-graduação que visam formar um aluno mais comprometido. “Cito como exemplo o de Pedagogia Afroindígena, que prevê uma inserção nas nossas raízes”, comentou. 

A deputada também salientou que, sendo mantida por uma autarquia, a Fadimab integra o grupo de entidades responsáveis pela maior formação de professores do País. “Isso é importante, tendo em vista que, segundo as estatísticas, apenas 2,5% dos estudantes do Ensino Médio revelam a vontade de se tornarem docentes”, frisou. 

O diretor da instituição, Marcos Sérgio de Souza Leão Ribeiro, e o presidente, Alcides Pereira, receberam uma placa comemorativa da Alepe. Segundo Ribeiro,  ao longo de quatro décadas, a Fadimab sempre prezou pela qualidade do quadro técnico e profissional. “Agradecemos a iniciativa da deputada Teresa Leitão, que sempre lutou pela educação pública do Estado”, afirmou.

Pereira também agradeceu a homenagem proposta pela parlamentar e registrou que, apesar de muitas dificuldades, a unidade de ensino manteve-se no seu compromisso de oferecer uma educação de qualidade. “É cada vez mais necessário reforçar o ensino em todos os níveis, porque o modelo atual não vai permitir o avanço do País. Também precisamos combater o mercantilismo nessa área”, enfatizou.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-