04 outubro 2019

Compesa: Obra de esgotamento sanitário em Ponta de Pedras alcança 45% de conclusão

Uns dos balneários mais visitados do Litoral Norte do Estado, Ponta de Pedras e as praias de Catuama e Barra de Catuama, no município de Goiana, recebem investimentos para implantação de esgotamento sanitário. As obras para construção do sistema estão 45% concluídas e já passaram pelas áreas de sítios, ruas do Centro de Ponta de Pedras e Estrada para Catuama.

Até agora, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) implantou 10,5 quilômetros de rede coletora de esgoto e, no momento, realiza escavações e assentamento de tubulações na Rua da Praia, PE-004 e na Estrada para Catuama (próximo ao bar do Biu Gordo). Também estão em andamento serviços para recomposição de pavimento nas ruas do Meio, do Farol, da Igreja, na Subida da Cocota, e na PE-001.

O sistema de esgotamento sanitário é construído graças aos esforços do Governo do Estado para executar o Programa Cidade Saneada, a Parceria Público Privada do Saneamento em Pernambuco, que tem a meta desafiadora de alcançar o índice de 90% de cobertura nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife, até o ano de 2037.
O novo sistema foi projetado para levar melhoria da qualidade de vida a 7 mil pessoas em Ponta de Pedras, incluindo a população do distrito e veranistas (flutuante), e também promoverá a valorização dos imóveis e do turismo na região. Além da rede coletora, o sistema será composto de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de duas estações Elevatórias (bombeamento).

“Um dos principais diferenciais desse projeto será a tecnologia utilizada na escolha do tipo de estação de tratamento. Vamos implantar uma ETE compacta, cuja tecnologia demanda um espaço de operação menor do que uma estação convencional, reduz os impactos na fase de implantação e operação, e garante um processo de tratamento que atende todas as legislações ambientais vigentes”, explica o diretor de Novos Negócios da Compesa, Flávio Coutinho, informando que a obra em Ponta de Pedras está prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre de 2020.

De acordo com Flávio Coutinho, o local de implantação da estação de tratamento foi definido a partir de estudos que verificaram as áreas disponíveis, avaliação de local para lançamento do esgoto tratado (corpo receptor), condições topográficas, e ainda consideraram a proximidade da unidade com a região de abrangência que será atendida pelo novo sistema de esgotamento sanitário. “Foi mantido como ponto de lançamento dos efluentes tratados o mesmo corpo receptor que recebe os efluentes do sistema existente, que fica distante 550 metros do local onde está sendo implantada a nova estação de tratamento, e a cerca de 300 metros da praia, sem riscos de provocar incômodos de odor na vizinhança ou impacto ambiental”, esclarece Coutinho.
Equipes de Responsabilidade Socioambiental estão atuando, de porta a porta, para informar a população sobre a importância e o avanço das obras, com o intuito de firmar parcerias para o bom desenvolvimento das ações e atividades de sensibilização para a educação ambiental na região. As obras de implantação de esgotamento sanitário em Goiana representam um investimento de R$ 83 milhões e contemplam também o Centro da cidade, beneficiando ao todo 42 mil pessoas no município. Informações: 0800 081 0195.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-