31 maio 2013

Religião: Católicos produzem 900 metros de tapete para Corpus Christi em Goiana

Celebrar a eucaristia e reafirmar o dom da fé. Movidos por esses propósitos a comunidade católica de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, se preparou para a procissão de Corpus Christi, que aconteceu na noite de ontem (30), logo após a Santa Missa, com a produção de 900 metros de tapetes confeccionados com serragem de madeira, pó de café, corantes, cal, areia, dentre outros materiais.

Durante toda a manhã, desde às 6h, crianças, jovens e adultos preparavam os tradicionais tapetes para receber o corpo e o sangue de Cristo. O pároco de Goiana, Padre Artur Alexandre, destacou, a importância do estudo diário da palavra de Deus, “É através do estudo diário da palavra de Deus, que nos leva a formar comunidades. É lendo a Bíblia que nós compreendemos a vida, e só na partilha e na solidariedade que vivenciamos a Palavra”.

Milhares de fiéis participaram da procissão que aconteceu às 19h, logo após a missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. A primeira missa ocorreu às 8h.

A origem da festa
O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, em Minas Gerais.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-