21 maio 2017

Fiscalização: Vereadores flagram falta de medicamentos, PSFs fechados e obras abandonadas


As visitas foram realizadas em unidades de saúde e de educação no distrito de Goiana

Dando continuidade as fiscalizações nas unidades públicas do município de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a Câmara de Vereadores visitou várias unidades de saúde e de educação no distrito da cidade, nesta sexta-feira (19). Onze vereadores, tanto da base quanto da oposição, participaram da ação.

O Blog do Anderson Pereira e a GoianaTV acompanharam as visitas e presenciaram vários problemas nas praias de Ponta de Pedras (Centro e Malvinas), Catuama e Barra de Catuama. Dentre os vários absurdos, foram identificados Postos de Saúde da Família desativados - mesmo com aluguéis em dia -, obras de unidades de saúde abandonadas, além de problemas simples de infraestrutura, mas bastante prejudiciais ao andamento normal das aulas e alimentação das escolas municipais.

Na primeira parada dos vereadores, na Escola Municipal João Gonçalves de Azevedo, em Barra de Catuama, foram detectados dois problemas que afetam o cotidiano dos alunos e profissionais de educação. O telhado da unidade está com vários buracos e uma das paredes do estoque da merenda possui infiltrações, provocando a proliferação de mofo nas prateleiras que armazenam o alimento, necessitando de um reparo emergencial da Prefeitura de Goiana. Os funcionários da unidade relataram que a Prefeitura já foi informada sobre o problema, mas nada foi solucionado.

Ao lado da Escola, também foi visitada uma obra iniciada na gestão do ex-prefeito Frederico Gadelha Malta de Moura Junior "Fred Gadelha" (PTB) onde deveria estar funcionando desde 2015 o Posto Médico Dentário Vieira de Menezes, mas que foi abandonada e continua sem prazo para entrega à população. Atualmente o espaço é utilizado como mictório e uso de drogas.

Leia também:

Há alguns metros dali, a única unidade de saúde de Barra de Catuama foi flagrada fechada. Os vereadores afirmaram que o contrato de aluguel do prédio foi renovado na atual gestão do prefeito Osvaldo Rabelo Filho "Osvaldinho" (PMDB), além dos equipamentos ainda estarem no prédio, mas que encontra-se fechada sem data para reabrir.

Já em Catuama, mais uma obra não foi concluída pelo ex-prefeito Fred e também encontra-se completamente abandonada. Semelhante ao caso da obra de Barra de Catuama, o local está aberto e servindo para drogados, bem como esconderijo para assaltantes.

Na praia de Ponta de Pedras, o prédio onde deveria funcionar o Posto de Saúde das Malvinas também foi flagrado fechado, mesmo tendo sido alugado pela atual gestão. Já em frente a este prédio, outra obra abandonada foi avistada. O que deveria ser a Praça dos Esportes e da Cultura é apenas uma construção incompleta e que deveria ter sido concluída em 2014, mas que está se deteriorando e sem prazo para conclusão.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponta de Pedras (Centro) também foi visitada e apresentava problemas que já deveriam ter sido solucionadas pela Secretaria de Saúde. A UBS foi flagrada quase completamente sem medicamentos e sem o profissional dentário, além de possuir quatro aparelhos de ar condicionado novos que chegaram no ano passado e que estão parados - no chão da Farmácia -, e ainda não foram instalados desde então.

E por fim, a obra do PSF de Ponta de Pedras também não foi concluída, e encontra-se abandonada.

A fiscalização contou com a presença de 11 dos 15 vereadores, dentre eles: André Ferreira de Souza "André Rabicó" (PR), Carlos Alberto dos Santos Viegas Junior "Carlinhos Viégas" (PSB), Henrique Fenelon de Barros Neto "Quinho de Deo Fenelon" (PSB), Marcos Alexandre Soares de Almeida "Xande" (PSD), Renato Sandre Pereira Soares "Renato Sandre" (PSDB), Arnaldo Albuquerque de Oliveira "Arnaldo Compensado" (PMDB), Olga Luiza de Sena Tavares "Olga Sena" (PMDB), Laercio Jose Melo da Silva "Laercio Melo" (PT do B), Jose Marcos da Silva "Marcos Leal" (PT do B), Josemar Leite de Brito "Josemar Leite" (PTB) e Jose Firmino Torres Filho "Sargento Torres" (PSB).

Outras denúncias e flagrantes poderão ser enviados para o whatsApp do Blog, através do número (81) 9.9292-6725.

BlogdoAndersonPereira


ESCOLA MUNICIPAL JOÃO GONÇALVES DE AZEVEDO

POSTO MÉDICO DENTÁRIO VIEIRA DE MENEZES

PSF DE BARRA DE CATUAMA

PSF DE CATUAMA

PSF DAS MALVINAS

PRAÇA DOS ESPORTES E DA CULTURA

UBS DE PONTA DE PEDRAS

PSF DE PONTA DE PEDRAS
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-