quinta-feira, 27 de abril de 2017

Infraestrutura Hídrica: Município de Condado terá barragem feita pelo ProRural

Para contribuir com o Estado no enfrentamento à escassez de água em todas as regiões, o ProRural tem se destacado na formatação e apoio de projetos de infraestrutura hídrica, que vão desde a execução do Programa Cisternas até a construção de barragens e sistemas de abastecimento, entre outras ações. Exemplo disso é a implantação da barragem de terra no Assentamento Engenho Patrimônio, no município de Condado, na Zona da Mata Norte.

Orçado em aproximadamente R$ 330 mil, o reservatório deverá atender diretamente 31 famílias do entorno, com um acumulo de água estimado em 21.569,61 m³. A construção tem como objetivo o fornecimento de água para a comunidade, assim como para a saciação animal e produção dos agricultores familiares. A obra, já em fase de finalização, deve estar à disposição dos beneficiários em até 30 dias.

Além dos benefícios com o acumulo de água, em articulação com as Unidades de Beneficiamento do PROINF, a Matriz de Investimento do Plano Territorial de Rede Produtiva de Raízes e Tubérculos, o projeto de construção da Barragem Miguel Arraes contribuirá para manutenção, escoamento e a comercialização da produção agrícola. Bem como com a estruturação e a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais.

Na última semana, a Missão do Banco Mundial, que acompanha a execução dos Projetos apoiados pelo ProRural, esteve no local e aprovou a iniciativa. A obra traz ainda uma preocupação com os aspectos ambientais, e promoverá ações como a implantação de programas de proteção ambiental dos mananciais, mediante a recuperação e manutenção das matas ciliares, conservação dos solos e do planejamento territorial, além de promover a reposição da vegetação, mediante o plantio de árvores na região.

0 Comentários:

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-