22 março 2019

Goiana: Com práticas inovadoras, Polo Automotivo Jeep é referência no uso responsável da água

Estação de tratamento de água do Polo permite reúso da quase totalidade dos recursos hídricos no processo industrial

O Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, foi instituído para ser um marco de reflexão sobre a importância do elemento do qual depende a vida em todo o planeta. É uma data para compartilhar as melhores práticas de preservação e recuperação de mananciais e os melhores exemplos de uso responsável desse recurso.
No Polo Automotivo Jeep, a inteligência no uso e preservação dos recursos apresenta resultados concretos: a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) promove o reúso de 99,5% de toda água utilizada em processos de produção da planta e do Parque de Fornecedores, envolvendo mais de 13 mil trabalhadores e uma capacidade de produção de 250 mil veículos por ano.

Os esforços são contínuos. Ainda este ano, mais uma ferramenta de uso inteligente dos recursos hídricos começa a funcionar no Polo Jeep. Roberto Soares, gerente de Manufatura, trabalha na implantação de um circuito fechado para água de resfriamento dos robôs da oficina de funilaria da Jeep. Em outras palavras, o novo sistema vai recircular a água para resfriar os robôs, reduzindo o consumo, as perdas por evaporação e o uso de produtos químicos utilizados para manter a água dentro dos parâmetros necessários para o processo. “Estamos também avaliando a interligação do condensador do sistema de climatização aos banheiros para economizar água nos sanitários da planta”, destaca.
Quando iniciou suas atividades, em 2015, o Polo Automotivo Jeep já contava com a ETE, um dos mais modernos sistemas de tratamento de efluentes e reúso de água do Brasil. Foi praticamente eliminado o uso de água potável para fabricar carros e o efluente gerado é tratado na estação, que tem capacidade de 210 mil litros por hora e dispõe de diferenciais como as tecnologias de Membrana – MBR e Osmose Reversa. O índice de recírculo da água é de 99,5%. Ao todo, são tratados 3 mil metros cúbicos de água por dia; cerca de 60 mil metros cúbicos por mês. Com este processo, cerca de 28 mil metros cúbicos de água potável deixam de ser captados da rede pública de abastecimento todos os meses.

O Meio Ambiente é um dos pilares do World Class Manufacturing (WCM), sistema de produção adotado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em todo o mundo e baseado na eliminação de perdas e ineficiências no processo produtivo. O pilar ambiental do WCM envolve todos os colaboradores da FCA no processo de eliminação dos desperdícios de água e otimização constante de utilização deste recurso natural valioso.
Com o concurso “Cada Gota Conta”, realizado em março e envolvendo filhos dos colaboradores da planta, a Jeep premiou desenhos que mostrassem formas de preservação da água. As crianças retrataram o reparo de vazamentos, a reutilização da água e sua importância para a vida de pessoas, plantas e animais. As vencedoras foram convidadas a conhecer de perto as práticas implantadas na Jeep para preservação da água.

“Dentro da estratégia da sustentabilidade, há uma atenção especial para a redução do uso e o reaproveitamento dos recursos naturais. A água é reconhecida como um recurso precioso que tratamos com processos de excelência”, diz Luciana Costa, coordenadora de Relações com Comunidade e Sustentabilidade da FCA.

Entre as ações permanentes com a comunidade está o Programa de Educação Ambiental,
integrado ao Programa de Biodiversidade, cujo objetivo é colaborar para a integração da
educação ambiental `rotina escola, estimulando a defesa e a conservação do meio ambiente. O projeto está no terceiro ano de execução e já envolveu mais de 1.000 alunos e 100% das escolas da rede municipal de Goiana.
SOBRE A JEEP

Operando em Goiana desde abril de 2015, o Polo Automotivo Jeep já produziu mais de 500 mil veículos dos modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e picape Fiat Toro. Os modelos se
destinam aos mercados brasileiro e da América Latina, principalmente Argentina, México,
Caribe, Peru, Colômbia e Costa Rica.

Atualmente, a operação emprega 13,6 mil funcionários, somando o Polo Automotivo Jeep e o Parque de Fornecedores integrado, que conta com 16 empresas fornecedoras instaladas dentro do perímetro fabril da FCA.

No Brasil, o marco da Indústria 4.0 no setor automotivo foi a inauguração do Polo Automotivo Jeep, que iniciou suas atividades já com um grande conjunto de tecnologias digitais de ponta, além de todos os processos de produção possuírem intensa conexão entre pessoas, máquinas e sistemas.

A Jeep lidera o segmento de SUVs pelo terceiro ano consecutivo e, em 2018, superou a marca de 100 mil unidades vendidas em um único ano no país. De cada cinco SUVs vendidos no Brasil, um é da marca Jeep. Oferece uma linha completa, composta pelos modelos Cherokee, Compass, Gladiator, Grand Cherokee, Renegade e Wrangler.

Em busca de interação com a comunidade da qual faz parte, a Jeep também impulsiona o
projeto de educação Rota do Saber e apoia diversas manifestações culturais.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-