sexta-feira, 22 de março de 2019

Cultura: 4ª Semana de Teatro do Sesc traz espetáculos a Goiana

Com proposta de mostrar ao público os processos de concepção de uma montagem, projeto vai oferecer apresentações e oficinas de jogos teatrais de 26 a 30 de março 

Aproximar o público dos processos de criação e execução de um espetáculo. Com essa proposta, o Sesc Ler Goiana, no Grande Recife, realiza a 4ª Semana de Teatro. De 26 a 30 de março, a unidade vai reunir companhias e grupos do estado para uma série de atividades, que inclui apresentações e oficinas de jogos teatrais. A maioria é gratuita e algumas são pagas, com entradas a preços acessíveis. Na programação, estão peças como “Tapioca”, da Cia Brincantes de Circo, “História de uma Viagem para se Encantar”, da Cia 2 em Cena, e “Ópera d’Água”, do Grupo Proscênio, que utiliza a água levada pelo próprio público para fazer a encenação.

Este ano, com o tema “Jogos Teatrais – Caminhos para a formação do ator/jogador, segundo Viola Spolin”, o projeto tem como base a obra da escritora e diretora norte-americana, considerada a fundadora do teatro de improviso nos Estados Unidos. No início do século 20, a pesquisadora sistematizou a prática de jogos teatrais, exercícios de improvisação que ajudam a desenvolver um espetáculo cênico. “O trabalho dela abre as portas para pessoas de outras profissões participarem da vivência teatral”, explica a instrutora de Atividades Artísticas do Sesc Ler Goiana, Letícia Morais.
A programação será aberta na terça-feira (26/3), às 14h, no Centro Cultural Antônio Corrêa de Oliveira, com “(H)Estórias Mínimas”, do Grupo Bárbara Idade, formado por estudantes de Teatro para a Terceira Idade do Sesc Santo Amaro. A entrada é gratuita. Na quinta-feira (28/3), a partir das 19h, a Cia Brincantes de Circo, do Recife, apresenta, no mesmo espaço, a montagem “Tapioca”. Dirigida por José Manoel Sobrinho, a peça, indicada para maiores de 12 anos, narra a história do palhaço Tapioca (Bóris Trindade Júnior), que faz uma alusão ao papel do circo e da arte no mundo contemporâneo. O ingresso custa R$ 10. Trabalhadores do comércio e dependentes têm direito à meia-entrada.

Já no sábado (30/3), serão duas apresentações. A primeira, “História de uma Viagem para se Encantar”, será encenada pela Cia 2 em Cena, de Igarassu, para o público infantil, às 15h, no Teatro Antônio Corrêa, com entrada gratuita. E a segunda é a peça “Ópera d’Água”, do Grupo Proscênio, do Sesc Ler Surubim. O espetáculo retrata o problema do déficit hídrico no Agreste do estado por meio de experimentações feitas a partir da interação com o público. Para conferir a montagem, é preciso levar algum recipiente com água, que será usada na encenação. A sessão será às 19h, na Sala Zé do Carmo, no Museu de Arte Sacra Maximiano Campos.

Oficinas – Além dos espetáculos teatrais, o projeto vai oferecer oficinas e seminários com apresentações dos alunos de Teatro para Jovens da unidade de Casa Amarela, no Recife, e da Turma de Teatro Avançado do Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, além das escolas estaduais Benigno Pessoa de Araújo e João Alfredo. As ações formativas têm início na quarta-feira (27/3) e seguem até a sexta (29/3). Os encontros vão abordar assuntos como jogos teatrais, o teatro enquanto prática pedagógica e técnicas de atuação. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no Ponto de Atendimento da unidade.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Semana de Teatro
Local: Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n, Centro
Período: 26 a 30 de março
Informações: (81) 3626-5961

Programação

Espetáculos:
26/3, às 14h | (H)Estórias Mínimas – Grupo Bárbara Idade (Sesc Santo Amaro)
28/3, às 19h | Tapioca – Grupo Brincantes de Circo (Recife)
30/3, às 15h | História de uma Viagem para se Encantar – Cia 2 em Cena (Igarassu)
30/3, às 19h | Ópera d’Água – Grupo Proscênio (Sesc Ler Surubim)

Oficinas e Seminários:
27/3, das 9h às 10h | Jogos Teatrais, com Júnior Pernambuco e Escola Benigno Pessoa de Araújo
27/3, das 14h às 16h | Jogos Teatrais, com Adriana Madasil e Escola João Alfredo e apresentação da Turma de Teatro para Jovens do Sesc Casa Amarela
28/3, das 14h às 15h | Apresentação da Turma de Teatro Avançado do Sesc Piedade
29/3, das 14h às 17h | Seminário Teatro nas Escolas, com as escolas Benigno Pessoa de Araújo e João Alfredo

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-