sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Acessibilidade: Seturel-PE lança o primeiro Praia sem Barreiras em água doce

Nova unidade fica no Engenho Aparauá, em Goiana, disponibilizando esteiras de acessibilidade, cadeiras de rodas anfíbias e banho assistido para pessoas com deficiência

Nesta quinta-feira (6/12), a Zona da Mata Norte de Pernambuco recebeu o projeto Praia sem Barreiras, sendo esta edição a primeira em água doce. O Engenho Aparauá, no município de Goiana, marca a sexta localidade contemplada pelo projeto de acessibilidade. Criado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empetur, o Praia sem Barreiras é voltado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
A nova unidade do Praia sem Barreiras oferece uma experiência diferenciada de banho assistido para pessoas com deficiência e/ou baixa mobilidade. Como novidade, esta expansão contempla um espaço de água doce, diferente de todas as demais unidades, que funcionam em praias da orla marítima. Tal inovação foi possível pela parceria da Empetur com a Aparauá Ecoaventura que, através de chamamento público, firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que possibilitou o uso do espaço e das instalações do projeto pelos visitantes.
Agora, as águas do açude do Engenho Aparauá proporcionarão um banho calmo e um contato ainda maior com a beleza natural da Mata Atlântica preservada. De acordo com o presidente da Empetur, Adailton Feitosa, o objetivo do turismo de Pernambuco é assegurar momentos de lazer para todos e todas, sem distinção.
"Estamos felizes em levar o Praia sem Barreiras para outro destino pernambucano, e desta vez saímos da  praia salgada para a doce. Estamos garantindo um direito à acessibilidade que todos possuem. O projeto proporciona felicidade não apenas aos cadeirantes com o banho assistido, mas também aos familiares", concluiu Adailton.
O Praia sem Barreiras já conta com cinco unidades em funcionamento (Praia do Sueste, Praia de Boa Viagem, Praia de Candeias, Praia de Porto de Galinhas e Praia de Tamandaré), tendo atendido mais de 11 mil pessoas desde 2013. Trata-se de um projeto reconhecido nacionalmente, tendo recebido os prêmios “Boas Práticas de Turismo” (Ministério do Turismo), “Top de Marketing” (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e “Prêmio Braztoa de Sustentabilidade” (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo).
A nova unidade do Praia sem Barreiras no Engenho Aparauá, em Goiana, irá funcionar durante o mês de janeiro de terça a domingo, das 9h às 17h. De fevereiro a dezembro, o funcionamento será de terça a sexta sob agendamento, e sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. O agendamento deverá ser feito pelo telefone (81) 3224-4324. A entrada é gratuita para a pessoa com deficiência e um acompanhante.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-