31 janeiro 2015

Devido aumento da demanda: TRT-PE inaugura 3ª Vara Trabalhista em Goiana

Para atender ao aumento das demandas trabalhistas na região de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (28), a terceira Vara do Trabalho (VT) do município. As novas instalações funcionam no Fórum Conselheiro João Alfredo, no Loteamento Carvalho Feitosa, no centro da cidade, juntamente com a segunda VT local, inaugurada em dezembro de 2014.

O presidente do TRT-PE, Ivanildo Andrade, enfatizou que Goiana sempre foi uma prioridade de expansão do Regional, devido à realidade econômica do município: “Neste momento que Goiana vive um novo apogeu, cuidamos para que a Justiça ofereça ao cidadão uma prestação jurisdicional célere e aos servidores e magistrados condições mais adequadas de trabalho”.

O juiz titular da 3ª VT de Goiana, Marcelo Bacalá, comentou que a instalação da unidade vai facilitar ainda mais o acesso dos trabalhadores à Justiça: “Os processos trabalhistas no município têm aumentado significativamente e a nova VT, com a facilidade do Processo Judicial Eletrônico, vai julgar de forma mais rápida e eficiente as demandas locais”.
Juiz Marcelo Bacalá e prefeito Fred Gadelha em corte da fita de inauguração

Após os pronunciamentos, o descerramento da placa inaugural foi feito pelo presidente Ivanildo Andrade e pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Pedro Paulo Nóbrega. E o corte da fita foi realizado pelo juiz Marcelo Bacalá e pelo prefeito de Goiana, Frederico Gadelha.

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Pesquisa do TRT-PE, ao longo de três anos a demanda da Justiça Trabalhista em Goiana aumentou cerca de 60%. Com a construção em andamento dos polos farmacoquímico, automotivo e vidreiro, e posterior funcionamento dessas indústrias, estima-se que serão gerados cerca de 19 mil empregos diretos e indiretos na região. Devido a essa ampliação do mercado de trabalho local, o Tribunal e a Prefeitura estão finalizando um acordo para doação de terreno onde será instalado o novo Fórum Trabalhista, que reunirá as três Varas e deverá se localizar na cidade planejada Northville – uma área que contará com três bairros residenciais, shopping center, hotel, hospital e posto policial,  além de centros logístico, empresarial e educacional.
Vice-presidente Pedro Paulo e presidente Ivanildo Andrade descerrando a placa

Nessa solenidade, estiveram presentes o secretário-geral da Presidência do Tribunal, Ayrton Carlos Porto Júnior; o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado; a secretária do Tribunal Pleno, Nyédja Azevedo; o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro; o coordenador de Engenharia de Manutenção, Ricardo Rangel; e a coordenadora de Licitações e Contratos, Deyse Mendes. Também prestigiaram a cerimônia, o conselheiro da OAB-PE, Theobaldo Azevedo (representando o presidente Pedro Henrique Reynaldo); o presidente da Apjustra, Antônio Marcelino Filho; a conselheira da OAB-Goiana, Hercijane Melo (representando o presidente Emanoel Sena); o procurador do município, Leonardo Neves, entre outras personalidades.
Nova Vara funciona juntamente com a 2a VT local

Terra dos Caboclinhos

A 60km da capital e com uma população de quase 76 mil habitantes, o município de Goiana, fundado em 1840, é um importante centro industrial da região da Mata Norte pernambucana, gerando um PIB anual de R$ 634 milhões com a produção de cimento, açúcar, cal, algodão, móveis e artefatos de fibra de coco. Conhecida como a “Terra dos Caboclinhos”, Goiana (“gente estimada”, em tupy), foi o primeiro lugar no território brasileiro a considerar livres todos os seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea, por meio de decreto em março de 1888.

Fórum Conselheiro João Alfredo

1a VT de Goiana
Av. André Vidal de Negreiros, 17 - Centro – Goiana/PE - Cep: 55900-000
Fone: (81) 3626.0017
Email: varagoiana@trt6.jus.br
Juíza Titular: Andréa Cláudia de Souza
Diretora de Secretaria: Mércia Israel de Oliveira Pavão

2a VT de Goiana
Loteamento Carvalho Feitosa, 53 - Centro – Goiana/PE - Cep: 55900-970
Fone: (81) 3626-4336
Email: varagoiana02@trt6.jus.br
Juiz Titular: Virgínio Henriques de Sá e Benevides
Diretor de Secretaria: Gonçalo Machado da Ponte

3a VT de Goiana
Loteamento Carvalho Feitosa, 53 - Centro – Goiana/PE - Cep: 55900-970
Email: varagoiana03@trt6.jus.br
Juiz Titular: Marcelo da Veiga Pessoa Bacalá

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-