28 fevereiro 2014

Cultura: Maracatu Feminino Coração Nazareno comemora 10 anos com várias apresentações

O Maracatu de Baque Solto Feminino Coração Nazareno, no próximo dia 08 de março – “Dia Internacional da Mulher”, comemora 10 anos. E para celebrar a data, cerca de 10 cidades pernambucanas irão contar com a belíssima apresentação durante os dias de Carnaval.  Entre as cidades estão: Nazaré da Mata, Recife, Olinda, Goiana, Tracunhaém, Condado, Lagoa de Itaenga, Itaquitinga, Feira Nova e Buenos Aires.

O Maracatu de baque solto Coração Nazareno é um importante projeto da AMUNAM – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, o chamado projeto “Cultura é coisa nossa”, fundado em 08 de Março (Dia Internacional da Mulher), com o intuito de resgatar a cultura do folguedo local, que dá a Nazaré da Mata o título de - Terra dos Maracatus Rurais. O projeto conta com a participação direta de 72 mulheres; dos oito aos 84 anos de idade.

O Maracatu Coração Nazareno é um importante símbolo de resistência feminina de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Pioneiro nas lutas pelos direitos das mulheres e pela cultura pernambucana.

Através do projeto “Cultura é coisa nossa” – o Maracatu Coração Nazareno conseguiu minimizar os altos índices de violência contra as mulheres: as drogas, a prostituição-infanto juvenil; incentivar o vínculo familiar, abrir debates sobre as políticas públicas; promover a iniciação profissional, através da confecção das indumentárias.

As fantasias das cablocas de lança do Coração Nazareno expõem à beleza e o colorido feito à mão pelas brincantes; roupas, estandarte, e chapéus. Ao todo, o peso chega a 20 kg.

As músicas que compõe o dois CDs lançados do maracatu, abordam os principais temas de luta da AMUNAM – violência, gênero, cidadania e outros.

O Maracatu Coração Nazareno é umas das formas que a AMUNAM encontrou para levar a delicadeza, a leveza, feminilidade e a fortaleza da mulher a um ambiente formado prioritariamente por homens.

A história do maracatu já foi contada por vários autores e autoras: são cinco livros lançados, várias matérias de jornais e TVs, um filme gravado por uma cineasta da Holanda e além de dois documentários.

Em 2007, o Maracatu Coração Nazareno se tornou Ponto de Cultura através de um convênio firmado entre o governo de Pernambuco e Ministério da Cultura.

Recentemente, o Coração Nazareno ganhou reconhecimento pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), através do Prêmio Cultura Populares.

Confira agenda para o Carnaval 2014:

02/03 Domingo
Buenos Aires - Centro - 9h
Recife - Casa Amarela, às 16:30h
Olinda - Praça do Carmo - às 18h

03/03 Segunda-feira
Nazaré da Mata - Abertura do 17º Encontro dos Maracatus, às 8h
Feira Nova - Centro, às 11h
Condado - Centro, às 15h
Goiana - Centro, às 18h

04/03 Terça-Feira
Tracunhaém - Centro, às 9h
Lagoa de Itaenga - Centro, às 15h
Itaquitinga - Centro, às 17h

Contato:
(81) 3633-1008 (AMUNAM) / (81) 8844-2358 (Eliane Rodrigues) / (81) 9143-3908 / 8166-2249 - Salatiel Cícero.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-