29 maio 2013

Denúncia: Pacientes enfrentam fila para único dia de marcação em Goiana

Dezenas de pacientes denunciaram a extensa fila enfrentada para a marcação de exames, que aconteceria apenas na manhã desta quarta-feira (29), na Policlínica Nossa Senhora da Vitória, unidade ligada a Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Atrás do Carmo, no centro de Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

Homens, mulheres, idosos e até mesmo deficientes compartilhavam o sofrimento de aguardarem no meio da rua, para poderem assim, efetuar uma marcação de consulta para cerca de 20 especialistas diferentes. Com medo de perderem a chance de se consultarem, muitas pessoas madrugaram na fila e ficaram por horas em pé, em frente à Policlínica. Algumas, muito cansadas, sentavam no meio da rua.

"Tenho problemas sérios de saúde, sou deficiente e sofro fortes dores lombares. Não posso ficar aguentando isso por tanto tempo, pois minhas dores são muito fortes, e estou na fila há mais de 5 horas", desabafou o deficiente Severino Cordeiro. O aposentado João Francisco (65), que também estava na fila, disse não aguentar tanto sofrimento e constrangimento, "cheguei logo cedo, por volta das 5h, e ainda estou no meio da rua, aguardando pra marcar uma consulta, apenas agora [por volta das 09h30] os funcionários estão entregando as fichas para entrarmos na clínica. É muito sofrimento", falou.

Segundo profissionais ligados à Secretaria de Saúde, esta quarta-feira (29) foi o único dia marcado para que os pacientes pudessem marcar consulta para vários especialistas, como clínico, ginecologista, cardiologista, otorrinolaringologista, pediatra, gastroenterologista, pneumologista, alergologista, psiquiatra, mastologista, angiologista, psicólogo, dentre outros.

A enfermeira e diretora da Policlínica Nossa Senhora da Vitória, Maria Cláudia, disse que as marcações estão acontecendo sempre no final do mês, em apenas um dia. "A Secretaria de Saúde disponibiliza cerca de 80 vagas por cada médico. As marcações acontecem apenas hoje para cerca de vinte especialistas", citou.

Diante das denúncias, o Assessor Técnico Especial de Saúde, Ricardo Sousa, afirmou que há um projeto em trâmite para a informatização do sistema de saúde do município, onde os profissionais dos Postos de Saúde da Família - PSF's- farão a marcação para o paciente, para que este, só vá ao consultório (Policlínica), exclusivamente para o atendimento, agilizando todo o processo burocrático existente. Sousa ainda falou sobre a implantação da UPAE, "a partir de 2013, ainda teremos a Unidade de Pronto Atendimento Especializada -UPAE-, para desafogar essa demanda reprimida vinda das áreas em que ainda não possuímos PSF", disse.

Após ser indagado sobre a possibilidade de distribuir as vagas por mais dias, para que as filas diminuam substancialmente, Ricardo Sousa, firmou compromisso para que nas próximas marcações o problema não venha mais a acontecer.

O vereador Bruno Salsa que estava no local, prometeu aos populares cobrar mais agilidade no processo de marcação imposto pela Prefeitura de Goiana, "Atualmente todo o processo de marcação da Prefeitura de Goiana é manual. O sistema é defasado e ineficiente. Já cobramos durante sessão na câmara que o sistema deve ser informatizado o mais rápido possível, afinal, o paciente está chegando na Policlínica por volta das 4h e aguardando várias horas para marcar apenas uma consulta", falou. "Temos que ter consciência sobre a fragilidade de nossos pacientes", complementou.

Salsa ainda alfinetou, "Se a Prefeitura tivesse um sistema de regulação eficiente, esse problema estaria resolvido e a população não estaria sofrendo tanto para uma simples marcação".

Enquanto estes problemas não forem resolvidos, a população irá continuar madrugando para realizar a marcação de uma consulta em Goiana.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-