16 fevereiro 2013

PPP: Compesa firma parceria para sanear Goiana

A Compesa firmou nesta sexta-feira (15) com o SPE Foz do Atlântico (formado pelas empresas Foz do Brasil e Lidermac) a primeira Parceria Público-Privada para o setor de saneamento do país. O valor previsto dos investimentos feitos no setor são de R$ 4,5 bilhões, para universalizar os serviços de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife (RMR) e em Goiana, na Zona da Mata Norte.

"O contrato prevê a recuperação de todo o sistema da Compesa no prazo de dois anos e que todas as unidades da empresa estejam no mínimo com o projeto pronto. Em até cinco anos, todas as estações de tratamento e elevatórias devem estar adequadas à legislação atual. Seria impossível para a Compesa realizar estes serviços sem uma PPP, porque não há linhas de financiamento para recuperar sistemas já existentes. Há uma dificuldade muito grande de conseguir recursos", explicou Roberto Tavares, presidente da Compesa.

Segundo os empresários representantes da Foz do Atlântico, a universalização do saneamento básico no município deve gerar empregos diretos e indiretos, em diversas áreas relacionadas às obras e serviços. A partir de março, a empresa Foz do Brasil começará a receber currículos de interessados em trabalhar nas empresas. A intenção é contratar mão de obra local para todos os níveis de trabalho. O site é www.foz.com.br.

Para o consumidor, a relação continuará a ser com a Compesa e, segundo o presidente da empresa, Roberto Tavares, nada muda na conta para o consumidor. As contas e a relação de consumo continuam sendo entre o usuário e a empresa de saneamento - que cobrará o atingimento das metas ao consórcio parceiro.

Fonte: Diario PE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-