16 janeiro 2013

Política: Planejar jamais! Não depende de você... por Edberto Quental

Prefeito em 2012  x  Prefeito em 2013

Em 2012, o último ano de gestão de muitos prefeitos -que foi iniciada em 2009- todos iniciaram o período enfrentando a grande crise mundial, vivendo dias muito difíceis, como afirmou o ex-presidente Lula, "Os prefeitos estão comendo o pão que o diabo amassou".

Em 2012, iniciamos o ano com um aumento de mais de 18% no salário mínimo e 22% no Piso Nacional dos Professores. Passamos o ano todo à espera da sensibilidade do Governo Federal, mas nada, só havia queda na transferência das receitas para os municípios  e tivemos a maior queda da história de perdas de recursos municipais. Conforme podemos acompanhar no site: www.cnm.org.br.

Homens honestos, gestores corretos, cidadãos de bem foram jogados na vala comum da política nojenta e imunda desse país.

Em 2013, início do primeiro ano de gestão dos novos prefeitos, o Governo já inicia com o aumento nos repasses de recursos, e com reajuste médio de 21%, se comparado com o mesmo período de 2012.

Uma observação talvez tola, mas que jamais será levado em conta pelos órgãos julgadores das contas dos gestores, os Tribunais de Contas do Estado-TCEs, é que no dia 31/12/2012, ocorreram diversos repasses na Saúde, onde os gestores anteriores já não podiam fazer mais nada; e se conseguiram, muitos dos Novos Gestores cancelaram esses atos entre os dias 01 e 02 de janeiro de 2013.

E os aumentos e reajustes? O Governo reajustou o salário mínimo em tão somente, algo próximo a 9% e o Piso Nacional dos Professores em menos de 8%. Conforme site: www.cnm.org.br.

Esse comparativo que parece melhoria em uma área e piora em outra, só nos mostra a incapacidade gerencial e administrativa na Relação do Governo Federal com os municípios.

Desejo boa sorte à todos os que agora serão julgados e aos que certamente não sabem e não saberão o que é capaz de planejar o Governo Federal para o futuro dos municípios!

Dr. Edberto Quental é Médico, Oficial Médico da Aeronáutica e ex-Prefeito do Condado-PE (Gestão: 2005-2008/ e Gestão: 2009-2012), e agora com exclusividade, assina a coluna sobre Política no Blog do Anderson Pereira.
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-