25 abril 2011

Nova UFPE: Pierre Lucena fala sobre o CFCH e suas reformas intermináveis

Confira as propostas e o perfil do Pierre Lucena candidato a reitor da UFPE

A eleição que definirá o novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco acontece nesta terça-feira (26). O vencedor irá substituir o professor Amaro Lins, que ocupa o cargo desde 2003. Os 33.926 eleitores podem votar das 9h às 21h, nos três campi da UFPE: Recife, Vitória e Caruaru. O resultado deverá sair ao meio dia da quarta ou, no máximo, até a meia noite.

Confira as propostas e as prioridades do candidato:

PIERRE LUCENA
Aos 39 anos, Pierre Lucena é o candidato mais jovem dos três. Ele é doutor em Finanças, coordenador do curso de Administração e ensina na UFPE há 15 anos. A prioridade da gestão, segundo ele, é reafirmar a Universidade Federal de Pernambuco como instituição protagonista no Estado.

“O Estado está crescendo muito e não é possível que a universidade fique alheia a isso. Os empregos que estão sendo gerados em Suape devem ser prioritariamente para pessoas formadas aqui na UFPE. É preciso que a gente recupere esse posto aqui no Estado”, afirma.

Enem
“Eu acho que o Enem só pode ser usado na 1ª fase. É preciso que o Governo Federal resolva o problema do Enem. Você não consegue colocar 4,5 milhões de pessoas fazendo prova num mesmo dia e não dar problema, isso é simplesmente impossível. Agora a gente não pode ficar alheio a isso, como se não fosse problema da universidade. O Enem deveria ser só na 1ª fase e a Covest fazendo a 2ª fase. É prudente dessa forma.”

Hospital das Clínicas
“O HC, eu não tenho receio de dizer, é hoje a pior instalação disponível na UFPE. As condições são péssimas, a gestão daquele setor é muito precária. Vamos priorizar o atendimento de médio e alta complexidade. A gente não pode esquecer que é um hospital-escola e a participação que ele tem para ajudar na saúde de Pernambuco, é de formar as pessoas. E esse papel não vem sendo cumprido, porque o hospital está muito decadente. Então a gente vai fazer uma reforma no hospital, priorizar algumas áreas de atendimento ali dentro, dar condições de trabalho, é preciso respeitar os funcionários daquele hospital.”

Ausência de professores
“Eu sou coordenador do curso de Administração e enfrentei um problema parecido. No começo foi muito difícil, mas com o empenho de todos e motivando as pessoas... O curso de Administração, hoje, já não tem professores faltando, como em outros lugares da universidade tem. Nos últimos dois anos fomos eleitos o melhor curso de Administração do Brasil pelo Guia do Estudante. Fazendo o básico, que é colocando o professor nas aulas... É injusto deixar 60 estudantes esperando professor que não comparece.”

Segurança
“Segurança é um caso seriíssimo aqui na universidade. A gente tem tido problemas dentro do centro, professores sendo agredidos, estudantes também. Nossa proposta, primeiro, é trocar toda iluminação. E segundo, a ideia é colocar as paradas de ônibus dentro do campus e os postos de segurança na saída do campus. Com isso a gente melhora bastante a segurança.”

Restaurante Universitário
“A gente vai aumentar o RU, porque ele é muito pequeno. E vamos acabar com o monopólio das cantinas dentro do centro, porque é fundamental que a gente diminua o preço da alimentação.”

Fonte: pe360graus
Mais informações acesse: http://www.novaufpe.com.br/
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-