29 março 2011

O abandono do Núcleo de Educação Física da UFPE


Por Pierre Lucena

Com um complexo de quadras esportivas inacabadas, estudantes de Educação Física da UFPE tem sua formação prejudicada. Quem passa pelas proximidades do Núcleo de Ed. Física, pode visualizar as enormes estruturas de ferro das quadras que foram entregues inacabadas. É naquele espaço abandonado que são realizadas parte das aulas práticas do curso.

Apesar dos esforços de estudantes e atletas, infelizmente a atual gestão deixou o Núcleo numa situação de total abandono. O complexo de quadras não é importante apenas para os estudantes de Educação Física uma vez que ele possui um grande potencial para ser o grande centro de convivência e interação entre toda a comunidade acadêmica. 

É contra esse tipo de procedimento que o Movimento Nova UFPE vem se posicionando. É inadimissível todo esse abandono numa das principais Universidades do País.

O espaço não é gratuito, é preciso pagar
Outro problema verificado pelo Movimento Nova UFPE é que atualmente as quadras do Núcleo não são franqueadas nem aos estudantes, nem à população em geral. Quem desejar utilizar os espaços deve enfrentar um processo burocrático e custoso.

Se estudantes, professores ou técnicos-administrativos resolverem fazer um campeonato esportivo, ou marcar simples "peladas" nas quadras, elas só serão liberadas mediante uma requisição prévia, feita no próprio Núcleo de Educação Física. Lá é emitido um boleto bancário com um preço que varia de 40 a 130 reais. Apenas depois de efetuado o pagamento do boleto é avaliada a liberação através de um documento que assegura a reserva da quadra.

É contra esse tipo de procedimento que o Movimento Nova UFPE se coloca. A comunidade acadêmica não pode admitir o continuísmo dessa carga burocrática excessiva, e principalmente, desse tipo de cobrança de taxas para uso comunitário dos espaços comuns da UFPE. 

Somando-se a burocracia excessiva para uso das quadras e a situação de completo abandono do Núcleo de Educação Física, verificamos o retrato de uma UFPE que ninguém quer.

Pierre Reitor - Por uma nova UFPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-