03 janeiro 2018

Nunca Desista: Com perseverança, homem consegue emprego após mostrar história inspiradora em reportagem

"Várias vezes, eu fui para a agência pedindo carona nos ônibus. Fui para uma entrevista em Goiana, na Mata Norte do estado, só com a passagem de ida", lembra.

Depois de muita perseverança, Josenildo Natanael da Silva, 32 anos, começou o ano com um emprego novo. Foram muitas idas até a Agência do Trabalho, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, até que a oferta de trabalho surgisse. Deficiente visual, pai de duas crianças e à espera do terceiro filho, Josenildo superou o momento difícil buscando forças na família. (Veja vídeo abaixo)
O Bom Dia Pernambuco contou a história de Josenildo no dia 27 de dezembro de 2017, e acompanhou o seu dia-a-dia, enquanto procurava vagas como auxiliar de carga e descarga.

Logo após a reportagem ser exibida, Josenildo recebeu várias ofertas de emprego, além de cestas básicas e doações. "Eu não esperava. Quando cheguei em casa, minha esposa falou que o telefone não parou. Entrei em contato com um e com outro, e consegui o emprego", conta.

Mas chegar até lá não foi fácil. Josenildo enfrentou muitos desafios. Muitas vezes sem dinheiro, ele não tinha sequer o valor da passagem de ônibus para ir procurar emprego. "Várias vezes, eu fui para a agência pedindo carona nos ônibus. Fui para uma entrevista em Goiana, na Mata Norte do estado, só com a passagem de ida", lembra.

A inspiração e a força de Josenildo para não desistir veio da família. "Quando abaixo a cabeça e vejo os dois (filhos), ai vejo que é o momento que eu tenho que levantar", afirmou. "Só o que eu quero é trabalhar e criar meus filhos".

Para quem ainda está à procura de emprego, Josenildo dá um único conselho: não desistir. "Nunca abaixar a cabeça, por que no outro dia tem mais".

Conheça a história de Josenildo

Pai de duas crianças e à espera do terceiro filho, Josenildo estava desempregado há cerca de seis meses. “Se o meu filho chegasse hoje não tinha o que vestir nem o que comer”, declarou no dia 28 de dezembro, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco. (Veja vídeo abaixo)

Josenildo trabalhava como auxiliar de carga e descarga em uma empresa terceirizada, mas com o queda do movimento, a empresa demitiu várias pessoas, no fim de 2017, incluindo ele.

Desde então, o dia-a-dia de Josenildo era baseado em enfrentar filas para entregar currículos, procurar por vagas de emprego e fazer entrevistas.

Números
No primeiro dia de funcionamento da agência de trabalho em 2018, o ponto alto das ofertas de emprego é o surgimento de 60 novas vagas para a função de soldador. Para concorrer às vagas é necessário possuir o ensino fundamental completo e, no mínimo, seis meses de experiência na área.

Para a secretária executiva de trabalho e qualificação de Pernambuco, Ângela Mochel, as vagas de soldador foram uma surpresa e demonstram a melhora esperada no mercado de trabalho para 2018. “A gente vem aos pouquinhos se recuperando. Chegou em um ponto que não vamos cair mais, agora é só melhorar”, afirma a secretária.

O Programa Novos Talentos também traz uma nova oportunidade de qualificação para 2018. As inscrições para cursos técnicos, realizados em parceria com o Senai, estão abertas e podem ser realizadas através do site do Emprega Brasil. Novas vagas deverão ser oferecidas após o carnaval.

Ângela reforça a importância da qualificação para quem quer disputar vagas no mercado. “Qualificar é uma das vertentes e melhores caminhos para estar no mercado", ressalta.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-