quarta-feira, 20 de maio de 2015

Conscientização: Operação Lei Seca realiza ações educativas em Condado

Durante toda esta semana a Operação Lei Seca estará em Condado realizando uma série de ações educativas de combate ao uso do álcool e direção. Numa parceria do governo municipal e secretaria estadual de saúde, esta iniciativa objetiva conscientizar os condutores.

As ações contemplam palestras com agentes multiplicadores da área da educação, saúde e segurança patrimonial, bem como visitas às escolas municipais e estaduais e blits educativa na cidade. Hoje teve início no clube municipal a série de palestras que será ministrada por duas equipes da operação lei seca. Gestores e supervisores da rede municipal de ensino e agentes de saúde e de endemias tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela operação lei seca, bem como o seu papel como aliados nesta luta pela direção segura.

As secretárias de saúde, Flávia Felix e de educação, Djanira Bezerra enfatizaram no evento a importância dessa parceria junto ao Governo do Estado, haja vista o grande número de acidentes que ocorrem na cidade, especialmente acidentes de moto. A equipe da operação conta no seu quadro com educadores que foram vítimas de acidentes ou que causaram seus próprios acidentes em decorrência do álcool.

Nesta manhã os convidados conheceram além das estatísticas alarmantes no Brasil e no Estado, as histórias dos educadores Carlos e Jaime. " Eu sofri o acidente em 2011. Jamais imaginei sofrer um acidente de trânsito, ainda mais em decorrência do álcool, já que não bebo por causa da minha religião. Mas, fui vítima de um motorista embriagado que colidiu na minha moto. Parte da minha perna ficou presa na porta do carro e eu fui arremessado a alguns metros de distância.Tive que amputar 10cm acima do joelho, fiquei dois meses internado e peguei uma infecção que me levou a uma nova amputação, desta vez de todo o fêmur. Aos 22 anos, noivo, fazendo faculdade, tive que mudar toda a minha vida. Além de ver o sofrimento da minha mãe e de meus amigos. Eu sentia a cada visita da minha mãe, que a vontade dela era me tirar dali e ficar no meu lugar. Acredito que esse seja o sentimento de todo pai, de toda mãe." Contou Carlos que no mesmo ano do acidente , se tornou educador da operação lei seca e leva sua experiência a todo o Estado.

Jaime, cadeirante em decorrência de um acidente provocado por uso abusivo de álcool em 2004, também contou a sua história e apresentou a plateia todos os itens de segurança disponíveis para motociclistas, além de como a sua única atitude de lucidez, que foi atender ao pedido da mãe e colocar um capacete , momentos antes do acidente, salvou a sua vida. " Bebi o dia todo, minha família estava comigo, tenho duas filhas e era o sustentáculo da casa. Pelo menos peguei um táxi, levei todo mundo pra casa e voltei na moto pra tomar a velha(sic) saideira. Sobrei numa curva a 50m de casa. O capacete partiu ao meio, caí com a coluna no meio fio, pesava 120 Kg. Ali já não consegui mais levantar.Só lembrei do conselho da minha mãe. Tive uma lesão medular." Compartilhou Jaime que hoje se dedica a levar educação de trânsito em ações da operação lei seca.

Na manhã desta quarta-feira(20) outra equipe vai conversar com alunos da Escola Municipal Antônio Pereira de Andrade-EMAPA e alunos da Escola Estadual Júlio Correia. A semana de atividades será encerrada na quinta-feira (21) com uma blitz educativa que será realizada em frente à Igreja Matriz de Condado.

A operação lei seca foi criada pela Lei 14.491 de 29 de novembro de 2011. Conta com a parceria do DETRAN, Polícia Militar e é coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde. Tem como pilares a fiscalização e a educação e atua em vias públicas, bares, escolas e empresas. Confira imagens do primeiro dia de trabalho em Condado.

Por Noelly Silveira/Assessoria

0 Comentários:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do Blog do Anderson Pereira.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-