30 março 2015

Goiana: Protesto do MST deixa trânsito lento na BR-101, na divisa entre Paraíba e PE

Trânsito está parado nos dois sentidos da via. Às 9h10 já havia registro de congestionamento.

Um protesto realizado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está interrompendo na manhã desta segunda-feira (30) o trânsito na BR-101, na divisa entre a Paraíba e Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária, a interdição acontece próximo ao posto fiscal da região, que fica na cidade de Alhandra, e os dois sentidos da via estão interditados.

Até as 11h havia registro de congestionamento no local. A PRF está recomendando que os motoristas que seguem no sentido Recife entrem nas proximidades da Usina Giasa, no sentido da cidade de Pedras de Fogo, saindo na cidade de Goiana, em Pernambuco. Os manifestantes colocaram fogo em pedaços de pau e pneus no meio da pista.

De acordo com Adriana Araújo, representante da Diretoria Nacional do MST, o bloqueio foi feito para pressionar os proprietários de uma usina localizada em Goiana a repassarem as terras para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“A usina, que já demonstrou interesse em ceder as terras, tem que passá-las legalmente para que o Incra faça a reforma agrária. Em Pernambuco, já está tudo avançado, com laudo, inclusive. Na Paraíba está tudo parado”, afirma Adriana.

Por telefone, a assessoria de imprensa do Incra informou ao G1 que a diretoria da usina disponibilizou cerca de três mil hectares na cidade de Goiana, para que seja transformado em assentamento. Porém, segundo o superintendente do Incra na Paraíba, Cleofas Caju, nenhuma negociação foi feita para as terras da usina que ficam na Paraíba. Ainda segundo a assessoria, o órgão realizou várias reuniões com a diretoria da usina em 2014, mas o que ficou decidido é que a diretoria vai esperar terminar o processo de desapropriação em Pernambuco para só então decidir o que deve ser feito com a outra parte da terra.

G1
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-