16 novembro 2014

Escândalo: Vereador formaliza pedido de CPI para investigar denúncias contra a Prefeitura

Pela primeira vez na história de Igarassu uma CPI será instaurada. Paulo Uchôa já avisou que virão a CPI da Saúde e das quentinhas de R$ 32,00 compradas pela Prefeitura.

Após denúncias protocoladas no Ministério Público, Tribunal de Contas e a Polícia Federal, Vereador Paulo Uchôa (PDT), que tem dito que para defender o direito do povo, honrando a confiança deste a ele depositada, iria às últimas consequências legais, apresentou na Sessão Ordinária da Câmara Municipal na tarde desta quinta (13), pedido de instauração de uma CPI para investigar o fato do Prefeito Mário Ricardo (PTB). Onde segundo o Vereador, o Chefe do Poder Executivo teria se utilizado de dinheiro público para autopromoção e campanha eleitoral de seu Partido Político. Uma vez que o Prefeito mandou confeccionar os carnês de IPTU deste ano, tendo na capa do boleto uma foto sua vestindo uma camisa com o numeral 14 em evidência.

A decisão do Paulo Uchôa se deu de imediato, a partir de uma orientação do Presidente da Câmara, Vereador Ademar de Barros (PDT). Dizendo este que diante tantas denúncias do Vereador, inclusive apresentando provas cabais, os vereadores não poderiam silenciar, muito menos cruzar os braços, pois é atribuição do Legislativo legislar, propor indicações, fiscalizar e também julgar os supostos atos de improbidade administrativa na administração pública municipal.

Apresentado oficialmente o pedido de instauração da CPI, Paulo Uchôa pediu o apoio dos colegas para que assinassem o pedido, uma vez que seriam necessárias o mínimo de cinco assinaturas. Porém, dos 11 vereadores presentes à Sessão, apenas 4 assinaram o pedido. Mas como dois estavam ausentes, Professor Helmilton (PCdoB) que estava em São Paulo num compromisso de seu Partido, e o Ver. Siqueira da Areia (PSL), o pedido não obteve quórum necessário nesta manhã.

O Jornal PE da Gente conseguiu estabelecer contato com o Professor Helmilton Beserra, e o questionou sobre qual seria sua posição. O Vereador prontamente informou que assinará a favor da CPI. “Não dá mais para ficar apenas nos discursos. Nós vereadores fomos eleitos pelo povo para representá-los. Não tomar uma atitude como esta, após tantas denúncias graves e clamores da sociedade que se encontra decepcionada com o atual Governo, seria, no mínimo um ato de conivência de nossa parte. Por isto assinarei o pedido consciente no cumprimento de meu dever como parlamentar.” – Diz Helmilton.

Na próxima Sessão Ordinária (18), com a presença de Helmilton Beserra, deverá ser então apresentado pelo Presidente da Câmara, o pedido da CPI legitimado, de acordo com Lei Municipal, e serão iniciados os passos para aplicação da Comissão Parlamentar de Inquérito, que convocará os envolvidos na denúncia dos Carnês do IPTU para apresentarem esclarecimentos. Caso seja comprovada irregularidade, o relatório final será encaminhado para o Ministério Público para as medidas cabíveis serem tomadas.

Vereadores que assinaram o pedido de CPI:

Paulo Uchôa, Ademar de Barros, Prazeres e Gui.

Vereadores que não assinaram:

Romário Xavier, Izaque Leite, Irapuan Ramos, Maguila, Erica Uchôa, Edinho Martins e Tote.

Por Marcelo Francisco/Jornal PE da Gente
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-