17 setembro 2014

Mobilidade: Sistema de transporte que atende o polo industrial de Goiana será ampliado

Associação das Empresas de Goiana e Entorno (AEG), através de grupo de trabalho envolvendo entidades públicas, está buscando soluções de mobilidade para o polo industrial de Goiana e entorno

Com um ano em atividade, a Associação das Empresas de Goiana e Entorno (AEG) tem contribuído para a melhoria e o desenvolvimento daquela região, buscando soluções compartilhadas para atender as demandas das empresas associadas no que diz respeito à mobilidade e formação profissional. Um dos importantes passos foi apresentado em reunião da entidade, resultado das atividades que estão sendo desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho dos Transportes, que reúne a Associação e diversas entidades públicas como prefeituras, Secretaria das Cidades, Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Consórcio Grande Recife. Foi apresentada ontem a primeira fase do plano de mobilidade proposto pelo grupo, idealizado a partir do levantamento das necessidades dos funcionários das empresas instaladas na região de Goiana, Caaporã e municípios do entorno, em Pernambuco e Paraíba.

A melhoria dos serviços de transporte para o polo já está em andamento, como foi apresentado para os associados por Enildo Arruda, assessor da Secretaria das Cidades. Segundo ele, está sendo implantada, até dezembro, uma linha BRT que fará o percurso da Avenida Dantas Barreto, no Recife, até Igarassu. “Isso contribui com a qualidade no transporte dos trabalhadores que atuam no polo industrial e que ficam restritos aos horários dos ônibus fretados pelas empresas. Com o início da operação desta linha já haverá mais mobilidade para quem trabalha em Abreu e Lima e Igarassu, além de representar um ganho para quem precisa chegar em outros municípios próximos”, explica a diretora executiva da AEG, Margarete Bezerra.

“Já estamos atuando para que haja uma interligação entre Igarassu e Goiana, através das instituições competentes”, afirma a gestora. A modelagem do plano de mobilidade que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho dos Transportes deverá gerar alternativas para os trabalhadores que residem na Região Metropolitana do Recife e de João Pessoa e que precisam se deslocar para os municípios que compõem o polo industrial. Atualmente, 3 mil colaboradores dependem do transporte fretado, número que deve aumentar com o início da operação dos polos vidreiro e automotivo.

Segundo a diretora executiva da AEG, Margarete Bezerra, esta união de esforços é determinante para a solução das questões de mobilidade que hoje afetam os funcionários que residem tanto no Recife como em João Pessoa e que trabalham nas cidades do entorno do polo de Goiana. Várias outras ações estão previstas neste modelo e já estão sendo discutidas com os órgãos competentes, a exemplo da criação de novas linhas de ônibus que atendam o trajeto Igarassu-Goiana e Goiana-João Pessoa.

Sobre a AEG

A Associação das Empresas de Goiana e Entorno (AEG) é uma entidade criada em 17 de setembro de 2013, que tem como missão gerar valor para as empresas associadas, atuando na busca de soluções compartilhadas, para atender as demandas nas áreas de infraestrutura e incentivos fiscais. Tendo como objetivo principal ser um agente de articulação entre as iniciativas públicas e privadas na sua área de atuação, em Pernambuco e na Paraíba. A AEG, que reúne hoje treze empresas associadas, tem como presidente Paulo Drummond e é dirigida pela diretora executiva Margarete Bezerra.

Empresas associadas: Hemobrás – Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), Vivix Vidros Planos, Casas Bandeirantes, intervidro, Norvidro, Póstico Esquadrias, Sanvidro, Target Blindagens, Klabin, Empreendimento Portal de Goiana Residence, White Martins Gases Industriais, Ambev (Itapissuma) e Lafarge Brasil (Caaporã).

Área de Atuação: Pernambuco- Goiana, Itambé, Condado, Itaquitinga, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Araçoiaba, Igarassu, Abreu e Lima./ Paraíba – Caaporã, Pedras de Fogo, Alhandra, Pitimbu e Conde.

Parlato – Agência de Comunicação Integrada
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-