31 julho 2013

Oportunidade: Hemobrás publica edital para novo concurso público

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) publicará no Diário Oficial da União (DOU), desta manhã (31/7), o edital para seu segundo concurso público. Ao todo, serão oferecidas 183 vagas para os níveis técnico, médio e superior. Os candidatos deverão ter disponibilidade para atuar em Pernambuco, mais especificamente na fábrica em Goiana e nas unidades da estatal localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR), além de Brasília, onde funciona a sede da empresa. Acompanhe o Blog do Anderson Pereira para ficar sabendo de todos os detalhes.

“Temos o desafio de construir e trabalhar em uma empresa pioneira no Brasil”
Vera Barbosa, Gestão de Pessoas: "Nosso foco é social. Produziremos medicamentos prioritariamente para o SUS"

Fazer parte de uma empresa pioneira no Brasil, que tem como objetivo ampliar o acesso da população a uma saúde pública de qualidade, com a produção em solo nacional de medicamentos hemoderivados ou obtidos por meio de engenharia genética, atualmente 100% importados. Este é o principal objetivo da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) e que norteia todas as suas atividades, sejam elas técnicas ou administrativas. É também o grande diferencial desta estatal vinculada ao Ministério da Saúde, que acaba de lançar edital para seu segundo concurso público, destinado à contratação de 183 profissionais de níveis médio/técnico e superior. A empresa conta, ainda, com uma gestão de pessoas que investe maciçamente em valorização profissional e em treinamentos e capacitações, sejam in company, Brasil afora ou até mesmo no exterior, como detalha a gerente de Gestão de Pessoas, Vera Barbosa.

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – Como funciona a Gerência de Gestão de Pessoas da Hemobrás?
Vera Barbosa – Atuamos em duas frentes que abarcam todos os assuntos que se referem ao bem-estar do trabalhador. Uma delas faz a administração do pessoal, tratando de salários, folha de pagamento, encargos e benefícios. A outra trabalha a questão do desenvolvimento de pessoas, promovendo ações de motivação, treinamentos, desenvolvimento gerencial e de empregados, entre outras atividades.

Ascom – Quais os benefícios oferecidos aos empregados da estatal?
Vera – A Hemobrás possui um Plano de Carreiras, Empregos e Salários (PCES) que está aguardando aprovação do Ministério do Trabalho para entrar em vigência. Ele propõe aumento salarial real e uma nova estratégia de gratificação por desempenho. Todas as mudanças visam a uma melhoria da qualidade de vida do trabalhador, que ainda recebe auxílios alimentação e creche, reembolso parcial do plano de saúde, jornada de 40 horas semanais e a possibilidade de participar de treinamentos e eventos no Brasil e no exterior.

Ascom – Como são realizados esses treinamentos?
Vera – É de total interesse da Hemobrás atualizar seu corpo de trabalho, principalmente porque nosso ramo é muito específico e inédito no País. Por isso, está previsto em nosso plano de trabalho a promoção de treinamentos in company (dentro da empresa), que vêm sendo ampliados anualmente. Para 2013, estão previstos 17 cursos, quando serão capacitados mais de 200 funcionários. O investimento ficará em torno de R$ 160 mil. Além disso, os empregados podem participar de eventos relacionados a suas áreas em todo o território nacional e até fora do País.

Ascom – Quais os critérios para participar dessas atividades?
Vera – No caso dos treinamentos internos, identificamos os temas que serão trabalhados fazendo um levantamento junto às gerências de cada área. Por se realizarem dentro da empresa, esses cursos podem ser oferecidos a um número maior de pessoas a um custo mais baixo. Os participantes são identificados pelos próprios gestores.

Ascom – E os treinamentos no exterior?
Vera – Esse é um caso mais específico, que demanda muito mais tempo e investimento, porém também está se tornando cada vez mais comum em nossa rotina. Como a Hemobrás trabalha com transferência de tecnologias vindas de fora, enviamos nossos empregados para se capacitar nas empresas internacionais parceiras, in loco. Em outubro de 2012, enviamos seis pessoas à França, onde permanecerão durante um ano com todas as despesas custeadas pela empresa, para treinamentos em unidades do Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB), voltados para a produção de hemoderivados. Inclusive antes de viajar elas receberam um curso intensivo de francês. Este ano, outras três foram para o mesmo local, porém com duração entre dois e três meses. Até 2014, um total de 40 empregados da Hemobrás, ligados diretamente à operação da fábrica, em Goiana-PE, terão sido beneficiados pela iniciativa. Há previsão que a Hemobrás encaminhe para capacitação profissionais que estejam vinculados ao acordo com a Baxter International para a produção de um medicamento recombinante (obtido por meio de engenharia genética, para tratamento da hemofilia tipo A) em unidades da multinacional no exterior.

Ascom – Como será a recepção aos aprovados no novo concurso público da Hemobrás?
Vera – As pessoas que estão chegando por meio do concurso encontrarão na empresa um ambiente acolhedor, que vem sendo preparado para essa nova fase. Ninguém vai chegar e ser colocado para trabalhar às escuras. Todos terão os currículos avaliados e passarão por uma entrevista, onde iremos identificar o perfil e avaliar a melhor área de atuação. Além disso, haverá treinamentos específicos de acordo com a função que será executada.

Ascom – Além dos atrativos já relacionados, qual a maior motivação para uma pessoa escolher seguir carreira dentro da Hemobrás?
Vera – O principal motivo é porque esta é uma empresa de pessoas que trabalham para ajudar outras pessoas. Os medicamentos que iremos produzir serão totalmente destinados aos pacientes do SUS. Nosso foco é social. Trabalhamos com a missão de ampliar o acesso da população a uma saúde pública de qualidade. Sem contar o desafio que é construir e trabalhar em uma empresa pioneira no Brasil neste segmento de produção de medicamentos hemoderivados ou obtidos por meio de engenharia genética.

Candidato: confira depoimentos de concursados que já fazem parte da Hemobrás
A Hemobrás é uma empresa que valoriza e oferece chances de crescimento real aos seus empregados. Prova disso é que muitos dos nomeados no primeiro concurso da estatal, realizado no ano de 2008, ocupam, atualmente, cargos de chefia e gerência em suas áreas de atuação. Mas os que exercem outras funções também têm o seu trabalho reconhecido. Competência e motivação aliadas às oportunidades dadas pela Hemobrás são a sua fórmula do sucesso. Seus profissionais fazem do emprego público um plano de vida e projetam seus esforços em prol de um bem maior: a saúde da população. Nos depoimentos abaixo, é possível conhecer alguns dos que já fazem parte dessa história, cujos próximos capítulos serão escritos com a ajuda dos que ingressarão por meio do novo certame, lançado esta semana.
Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-