08 janeiro 2013

Goiana: Hemobrás investe R$ 40 milhões em sistema de refrigeração

A Hemobrás, atualmente em construção no polo farmacoquímico de Goiana, está investindo R$ 40 milhões em um conjunto de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, que servirá à fábrica de hemoderivados. Os primeiros equipamentos do sistema HVAC (do inglês heating, ventilation and air conditioning) já chegaram ao canteiro de obras. Eles começarão a ser instalados ainda neste semestre.

De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, são oito centrais de água gelada, que se integrarão a mais 17 máquinas do mesmo tipo e a 50 unidades de tratamento de ar esses últimos dois volumes previstos para chegarem neste primeiro trimestre. Os equipamentos serão responsáveis pela manutenção da temperatura em 22°C de cinco blocos fabris da planta industrial. 

“O sistema vai resfriar, como se fosse um ar-condicionado central, uma área equivalente a um prédio de 60 andares com 48 mil metros quadrados”, explicou em nota à imprensa o gerente de Engenharia e Automação da Hemobrás, Marcelo Carrilho. 

O único bloco não refrigerado por este sistema é o primeiro módulo, em operação desde setembro do ano passado. Esse prédio abriga um sistema de refrigeração próprio, pois abriga uma câmara fria destinada à estocagem do plasma (matéria-prima dos hemoderivados) a 35°C negativos, temperatura ideal para manter os nutrientes do insumo básico desses medicamentos.

Fonte: Diario de PE
Imagem: Divulgação
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-