20 dezembro 2012

Impacto: Condepe/Fidem atualiza cadastro com dados da RMR e Goiana

O Cadastro de Áreas Comprometidas com Intervenções (CACI), documento elaborado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), em parceria com os órgãos setoriais do Governo do Estado e dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), além do município de Goiana, será apresentado nesta quinta-feira. O documento vai facilitar o intercâmbio de informações de interesse metropolitano entre os poderes Estadual e Municipal.O lançamento acontece na manhã desta quarta-feira no auditório do Condepe/Fidem. 

O trabalho é realizado desde 1981 pela antiga Fidem, atualmente Condepe/Fidem, e auxilia a análise dos pleitos de parcelamento do solo e o planejamento metropolitano. A atualização das informações do CACI é consequência das mudanças físicas e socioeconômicas da RMR e Mata Norte, em virtude da chegada de grandes empreendimentos, a exemplo da Fiat, Polo Farmacoquímico, das obras viárias no Estado, entre outros. A cartografia básica é formada por 125 mapas da Região Metropolitana do Recife e Goiana.

O trabalho é dividido em cinco temas: Transporte, Energia e Comunicação; Saneamento e Meio Ambiente; Atividades Produtivas; Infraestrutura Social; e Outros (que inclui quesitos como organização territorial, urbanização e reurbanização). Entre as mudanças identificadas nos espaço metropolitano, nos últimos 10 anos, estão: a duplicação das BRs 232, 101 e 408; a ampliação do Aeroporto Internacional Gilberto Freire; o novo sistema viário de Suape, a Reserva do Paiva e a Rota dos Coqueiros; as novas Áreas de Proteção Ambiental (APA), formadas pela APA Aldeia Beberibe e APA Santa Cruz; as novas fábricas e centros comerciais localizados no Recife, Cabo de Santo Agostinho, Itapissuma, entre outros municípios; as UPAS, os hospitais metropolitanos, Academias da Cidade, escolas de referência, entre outros equipamentos públicos.

De acordo com a diretora de Articulação e Apoio ao Desenvolvimento Metropolitano da Agência Condepe/Fidem, Cláudia Paes Barreto, o trabalho é importante para a realização do planejamento territorial integrado nas regiões, além de apontar intervenções que ajudem a gestão pública municipal. “Daremos suporte para que os próximos prefeitos tenham esse instrumento de gestão, com todas as informações sobre seus municípios atualizadas e mapeadas”, afirmou.

CACI - O Cadastro de Áreas Comprometidas com Intervenções (CACI) sintetiza o resultado do levantamento, tratamento, lançamento, além do registro descritivo e cartográfico de programas, planos e projetos de interesse metropolitano. Visando atualizar, sistematicamente, as informações do CACI, a Agência Condepe/Fidem pretende, até 2014, criar um Sistema de Informações Geográficas (SIG), a fim de unificar a base para atualizações das informações entre os parceiros.

Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-