22 julho 2012

Assoreamento: Trecho do Rio Goiana é dragado

Limpeza deve baixar o nível do rio e reduzir o risco de enchente

Assoreado, o Canal Baldo do Rio, um dos braços do Rio Goiana, está sendo dragado em Goiana, município da Mata Norte do estado. O trabalho, orçada em R$ 2,35 milhões, já retirou 21 mil metros cúbicos de lama e lixo, devendo atingir 36.140 metros cúbicos até o final da obra em setembro.

“De tudo que tiramos do canal, cerca de 20% são lixo”, disse a coordenadora da dragagem, a engenheira Rose Santos. Grande parte do lixo recolhido do Baldo do Rio é de móveis, eletrodomésticos, garrafas e sacolas plásticas, vidros, brinquedos e pneus.

Com o serviço, o governo do estado pretende baixar o nível do rio e reduzir o risco de enchentes nas comunidades próximas ao canal. Uma cheia atingiu, no ano passado, dezenas de casas em Goiana. A maioria dos imóveis estava nas comunidades de Baldo do Rio e Curtume.

O desempregado Manoel Masceno Filho, 53 anos, foi uma das vítimas. “A água chegou a mais de meio metro dentro de minha casa”, relembra. Quando a água baixou, o imóvel ficou coberto de lama e lixo.

O trabalho começou a ser feito no mês passado por duas dragas. Por dia, elas retiram resíduos suficientes para encher, no mínimo, 80 caçambas. O objetivo, ao fim dos serviços, é que o nível do rio fique até seis metros mais baixo.

A limpeza, que tem à frente a Secretaria da Casa Militar, está sendo executada em um trecho de 1,7 mil metros do Baldo do Rio.

Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-