05 junho 2023

Ram Rampage: picape tem nome confirmado e primeiras imagens divulgadas, com produção em Goiana (PE)

A Ram Rampage, novo veículo fabricado pelo grupo automotivo franco-ítalo-americano Stellantis na fábrica da Jeep em Goiana (PE), teve seu nome oficialmente confirmado e suas primeiras imagens externas divulgadas. As informações foram reveladas por meio de um vídeo publicado no canal da marca no YouTube.

O nome Rampage, que significa "alvoroço" em inglês, foi utilizado anteriormente em uma picape compacta comercializada pela Dodge nos Estados Unidos entre 1982 e 1984. Mais tarde, em 2006, um conceito da marca também recebeu o nome de Rampage.

A Ram Rampage será produzida em Goiana (PE) com uma estrutura monobloco baseada na plataforma Small Wide Body 4x4. Seu porte será semelhante ao das picapes médias tradicionais, com chassi de longarinas sob a carroceria, medindo pouco mais de 5 metros de comprimento, cerca de 1,85 m de largura (sem contar os retrovisores) e 1,80 m de altura.
A picape compartilhará diversos componentes com a Fiat Toro, como a arquitetura de suspensão. No entanto, a Ram Rampage contará com amortecedores e molas específicos para suportar o maior peso e potência. Além disso, os freios das rodas traseiras serão a disco.

Quanto à parte eletrônica, a Ram Rampage herdará tecnologia do Jeep Commander, o que indica a presença de uma série de assistências de condução, bem como equipamentos de conforto e conectividade.

No que diz respeito às opções de motorização, a Ram Rampage será lançada inicialmente com um motor 2.0 turbodiesel nas versões Bighorn, Laramie e Rebel. Esse é o mesmo propulsor presente na Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Commander, mas na Rampage ele será recalibrado para entregar mais potência e torque, superando os atuais 170 cv e 38 kgfm, respectivamente.

Já as versões flex contarão com o motor Hurricane 4 2.0 turbo, também presente no Jeep Wrangler, onde oferece 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Apesar de seu peso superior a duas toneladas e uma aerodinâmica desfavorável, o Wrangler é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

Embora a Ram não tenha divulgado dados técnicos e de desempenho específicos, ela afirmou que a nova picape será "a mais rápida do Brasil".

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-