24 maio 2023

Política: Senado aprova projeto de Teresa Leitão que inscreve mulheres de Tejucupapo no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

A Comissão de Educação do Senado aprovou nessa terça-feira (23/05) o projeto da senadora Teresa Leitão (PT-PE) para inscrever o nome das heroínas de Tejucupapo, em Goiana, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

“Incluir as mulheres de Tejucupapo (em Goiana/PE) no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um valioso reconhecimento histórico. A batalha de 1646 foi a primeira no país que teve as mulheres como protagonistas e valorizar aquele momento é muito significativo. É um resgate do lugar das mulheres na história do país, com ênfase no que elas representam de transformação na sociedade e na luta pela liberdade”, afirmou a senadora. Na reação aos holandeses, as mulheres foram lideradas por quatro Marias: Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina.
Teresa Leitão lembrou ainda que, por tudo o que representou, a batalha de Tejucupapo é motivo de orgulho para Pernambuco e para o Brasil.

A relatora do projeto na Comissão de Educação foi a senadora Jussara Lima (PSD-PI). “Não podemos senão aplaudir a iniciativa, que propõe reconhecer devidamente o destemor e os feitos heróicos das mulheres de Tejucupapo, que, vendo-se sozinhas diante da investida dos neerlandeses, enfrentaram os invasores com o que tinham à mão. Água fervente e objetos contundentes foram empregados na luta, terminando por desorientar, juntamente com o fator surpresa, os soldados dos Países Baixos”, disse.

Aprovado no Senado, o texto agora segue para a Câmara dos Deputados.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-