10 abril 2023

Saúde: Faculdade Tiradentes repassa 10% da renda anual à saúde pública de Goiana

Os recursos são utilizados na capacitação dos profissionais, aquisição de equipamentos e construção ou reforma da estrutura dos serviços e unidades de saúde do município. Fotos: Divulgação/FITS

Pelo segundo ano, a Faculdade Tiradentes (FITS) em Goiana - integrante do Grupo Tiradentes - repassa 10% de sua renda bruta anual ao município, na Zona da Mata pernambucana. Os recursos são aplicados na capacitação dos profissionais de saúde, aquisição de equipamentos, construção e reforma da estrutura dos serviços e de unidades de saúde, ofertados pela rede de atenção à saúde municipal. O montante também é utilizado na concessão de bolsa de residência médica, pelo Programa de Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade, para fortalecer a atenção primária da cidade.

“É uma contrapartida que a FITS faz à saúde pública de Goiana e aos demais municípios da região para ajudar a melhorar a estrutura dos serviços de saúde e qualificar o cuidado de saúde dos moradores, além de permitir a prática acadêmica dos alunos do curso de Medicina, na rede pública de saúde”, adiantou o professor e coordenador do Curso de Medicina da FITS Goiana, José Roberto de Almeida. Ele informou que o repasse de recursos ocorre por meio de um convênio firmado entre a instituição de ensino e os dez municípios da XII Região de Saúde de Pernambuco.

Trata-se do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente oferecido a gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde e da educação superior da área da saúde. A intenção é promover processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS.
Monitoramento e auditoria

De acordo com o professor e coordenador do Programa de Integração do Ensino em Saúde da Família (Piesf), Alberto Lima, existe um colegiado - o Comitê Gestor Local do COAPES - para monitorar os processos de contratualização como prestação de contas, integração do ensino-serviço e a educação permanente, além da verificação da qualidade, eficiência e eficácia dos processos de ensino-aprendizagem. Uma auditoria externa é realizada a cada ano.

Mais médicos

Integrante do Programa Mais Médicos, a FITS Goiana - terceira escola médica do Grupo Tiradentes - prepara novos médicos e incentiva a fixação do profissional da saúde no interior do estado. Na formação, há o reforço no atendimento à população nas unidades de saúde da família, nos ambulatórios especializados dos serviços públicos e unidades hospitalares da cidade e região onde atua, por meio de convênios, com as gestões municipais e estadual local. “Com os altos custos no orçamento público e inúmeras demandas na área da saúde, a contrapartida do setor privado tem ajudado a reforçar a manutenção de serviços públicos à população”, ressaltou Alberto Lima. A FITS Goiana também tem realizado campanhas sociais em parceria com o município de Goiana.

Bolsas integrais

Na política de responsabilidade social, a instituição de ensino concede bolsas integrais e destina 10% das vagas anuais ao curso de Medicina. Entre os critérios, o candidato precisa ter cursado o ensino médio em escola da rede pública, ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido nota igual ou superior a 600 pontos e renda bruta mensal familiar de até um salário mínimo e meio.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-