22 dezembro 2021

Emprego: Como os empregadores podem cadastrar vagas nas Agências do Trabalho?

Sem custos, empresas podem ter acesso ao maior banco de dados de Pernambuco. Na foto, Marianne Riedel, captadora de vagas da Agência do Trabalho

As Agências do Trabalho de Pernambuco oferecem, todos os dias, vagas de emprego em todas as regiões do Estado. O que pouca gente sabe é como os empregadores oferecem as vagas por meio da Rede SINE, especialmente neste momento de retomada da economia, onde também há possibilidade de cadastro no Programa Emprego PE, que pode pagar até meio salário mínimo por cada novo funcionário ou funcionária contratada.

Para cadastrar vagas numa das agências do trabalho de Pernambuco, é necessário fazer contato por telefone ou por e-mail. “Primeiro, a gente faz o contato com a empresa, através de e-mail ou telefone, às vezes, também vamos pessoalmente. A empresa faz o cadastro através de uma ficha, onde é preciso colocar o CNJP, o endereço, o nome da pessoa responsável para ficar em contato com o SINE, as vagas e o que é solicitado e oferecido para a trabalhador ou trabalhadora, como escolaridade, exigência de experiência ou não, onde é o local de trabalho, qual o horário, se inclui domingo, etc. Os critérios mais minuciosos ficam de posse apenas das Agências do Trabalho. Não há custo nenhum para cadastrar as vagas. A empresa tem a sua disposição o maior banco de dados de Pernambuco por meio do SINE”, declarou Marianne Riedel, captadora de vagas.

Indagada por que as empresas, na maioria das vezes, não dão informações sobre o salário que vão oferecer, Marianne respondeu: “Porque são muitas informações e o trabalhador recebe a carta de encaminhamento com mais detalhes. Por isso, é importante prestar atenção na carta de encaminhamento, porque não adianta ir à empresa sem atender aos critérios”.

Segundo Marianne, para ter acesso as vagas, o trabalhador precisa manter o cadastro atualizado de três em três meses. “Quando ele faz isso, recebe, das mãos do atendente, o código do QR Code impresso para acompanhar as vagas pelo aplicativo do SINE Fácil. As vagas só aparecem atualizadas se o cadastro estiver atualizado na agência. Muitas vezes, aparece a vaga que o trabalhador quer, mas ele não atende aos requisitos da empresa, como por exemplo, ter carro, ter Habilitação E, entre outras… A gente aconselha que o trabalhador esteja sempre com o cadastro atualizado, porque ele pode mudar de telefone, de endereço, pode acrescentar um curso ao currículo”, destacou.

Marianne explica que alguns critérios exigidos pela empresa não podem ser divulgados pelo SINE. “Não podemos divulgar nem idade, nem sexo. Então, por exemplo, se um convento precisar de uma cozinheira mulher, esse critério não podemos determinar. É uma regra geral do SINE determinada pelo Ministério do Trabalho. Então, essa vaga não vem para nós”.

A captadora de vagas declarou que é fácil entrar em contato para cadastrar as vagas. “No site da SETEQ, www.seteq.pe.gov.br, há todos os contatos das agências. O empregador pode entrar em contato pelo e-mail cvagas. Esse e-mail serve apenas para o empregador, não serve para quem quer ser contratado. Na maioria das vezes, quando não há o salário visível, é o salário disponibilizado para a categoria, o piso”, destacou.

De acordo com Marianne, na maioria das vezes, é oferecida vagas para pessoas que são mais excluídas do mercado de trabalho. “O sine oferece, com mais frequência, vagas no nível operacional, como auxiliares, assistentes, recepcionistas, vendedores interno e externo, entre outros.. Quando há mais exigências, a maioria das empresas prefere contratar consultoria. Não podemos, por exemplo, colocar altura, idade, sexo. Muitas empresas, infelizmente, fazem isso”.

Para Marianne, a melhor forma de conseguir um emprego para quem não teve chance este ano é se atualizar, buscar cursos gratuitos e se capacitar. “A gente está neste período de pandemia e o mercado deu uma enxugada, mas a gente já nota que houve uma retomada da economia, que as empresas estão buscando mais. Então, sugiro que as pessoas atualizem o cadastro e se atualizem em relação a cursos profissionalizantes para ficarem mais aptas a concorrer a vagas de emprego. A SETEQ fez uma parceria com o instituto Êxito que oferece mais de 500 cursos onlines e sempre estamos fazendo cursos presenciais nos municípios.

Para empresas que quiserem receber o benefício do governo para contratar novos funcionários, é importante entrar no site https://empregope.pe.gov.br/. O Emprego PE visa minimizar o desemprego e os impactos econômicos consequentes, ocasionados pela pandemia da Covid-19 através de uma política de promoção da renda em Pernambuco. O programa, que integra o Plano de Retomada Econômica do Governo de Pernambuco, será operacionalizado entre outubro de 2021 e julho de 2022 e a proposta é estimular empresários a fazerem novas contratações através do pagamento de um subsídio financeiro de R$ 550 por cada novo trabalhador contratado.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-