26 maio 2021

Emprego: Secretário estadual do Trabalho se reúne com cinco prefeitos para tratar da COPE

Representantes de Agrestina, Frei Miguelinho, Ribeirão, Itaquitinga e Itambé participaram das reuniões

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (SETEQ), Alberes Lopes, reuniu-se, nesta terça-feira (25), com cinco prefeitos do interior pernambucano e com o deputado estadual Aluísio Lessa para debater a viabilidade de levar a Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) para essas cidades. O equipamento, que é planejado com apoio do Governo do Estado e das prefeituras, tem espaço para qualificação profissional e oferta vários serviços estaduais em um só lugar, como a Agência do Trabalho, o Expresso Empreendedor e a Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE). A Agência de Empreendedorismo (AGE), responsável pelo Crédito Popular, também faz atendimentos nestes espaços levando seus agentes de crédito.

Alberes Lopes se encontrou de forma presencial com o prefeito de Itaquitinga, Patrick Moraes, e com o prefeito de Agrestina, Josué Mendes.

A reunião seguinte se deu por meio de plataforma virtual com o prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão; a prefeita de Frei Miguelinho, Adriana Assunção; e a prefeita de Itambém, Dona Graça. A reunião virtual foi organizada por Aluísio e também contou com a presença de representantes de Camutanga e de Belo Jardim, como o ex-prefeito João Mendonça e o vereador Nilton Senhorinho.

A maior demanda dos prefeitos é pela geração de empregos e atração de cursos de qualificação para os municípios. O secretário já se encontrou com cerca de 40 prefeitos somente este ano para debater esses temas.

"Para ter uma COPE no município, é necessário um espaço de pelo menos 80 metros quadrados", explicou o secretário. "Mas uma das maiores vantagens é que, no equipamento, se capta vagas de emprego e se fortalece os empreendedores", acrescentou.

Para Aluísio Lessa, os prefeitos e prefeitas estão buscando autonomia financeira para seus moradores, "as prefeituras querem ser uma ponte", destacou, referindo-se aos gestores que apoiam a iniciativa.

"A qualificação muda o perfil do profissional, muda a cabeça das pessoas, desperta para aprender cada vez mais”, reforcou o deputado Aluísio Lessa, elogiando a iniciativa do Governo Estado, através da SETEQ.

O prefeito de Ribeirão, Marcelo Maranhão, ficou entusiasmado com o projeto e lembrou que o empreendimento terá muita importância para a cidade, especialmente com a abertura de uma nova metalúrgica no município que vai gerar, inicialmente, 200 empregos.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-