quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Educação: Projeto Vozes Daqui, desenvolvido pela Fiat Chrysler Automóveis em parceria com Fundação Banco Do Brasil, AVSI Brasil e Prefeitura De Goiana (PE), promove a primeira série de lives sobre educação

O Ciclo de Diálogos será transmitido em quatro lives, abertas a toda a comunidade, e tem início em 25 de novembro

O projeto Vozes Daqui realizado pela FCA em parceria com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil, Prefeitura Municipal de Goiana (PE) - município que abriga o Polo Automotivo Jeep - promoverá a partir de 25 de novembro o Ciclo de Diálogos Vozes Daqui online. Esta será a primeira série de lives sobre educação realizada pelo projeto e abordará conteúdos importantes e relevantes para o fomento da educação. Ao todo, serão quatro lives transmitidas semanalmente pelo canal Vozes Daqui na plataforma YouTube. Três delas destinadas a professores e educadores e a última, uma oficina para alunos.

Para compor esses encontros nomes como, Isly Viana, apresentadora e editora-chefe do telejornal Jornal da Clube, da TV Clube/Record, Fernanda Cunha, professora da Escola da Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e atua principalmente na área de Arte e Educação Digital, Luciana Lyra, atriz, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. Trarão um rico debate sobre educação e o cenário atual para ser dividido com professores e educadores.

A série de lives estreia com o tema, “Educação, tecnologia e cultura digital” e será apresentado por Isly Viana. A jornalista levantará tópicos relacionados a importância da tecnologia, alfabetização digital e temas atuais como a disseminação das Fake News. Além disso, promoverá um debate rico aos educadores para auxiliar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos ao acesso das mais variadas fontes de informações; principalmente as que chegam por meio das plataformas sociais, que não necessariamente levam ao conhecimento, como analisa a apresentadora.

“Tentarei levar aos professores ferramentas de pensamento crítico que são importantes em qualquer situação. Os argumentos que chegam pelas redes sociais são muito convincentes, porque eles distorcem a realidade e o professor às vezes fica sem saber como lidar com a situação diante do aluno. É importante trazer para os professores as estratégias que se montam para as redes sociais para promover discursos, sejam a respeito de política, saúde ou racismo”, frisa Isly Viana.

Na sequência, a segunda transmissão será em 02 de dezembro, às 14h00, com o tema "Desafios da Educação durante e depois da Pandemia".  Com Fernanda Cunha, será responsável por trazer as reflexões relacionados a este conteúdo.

Já a terceira e quarta live ocorrerão na mesma semana, 9 e 10 de dezembro, quarta-feira e quinta-feira, respectivamente, às 15h00. Enquanto a terceira apresentação abordará o tema "Criatividade e ensino inovador"; o quarto e último encontro desta série será destinada exclusivamente aos alunos, com a "Oficina de artes com foco na história e cultura de Goiana". Ambas serão conduzidas por Luciana Lyra, atriz.

“A série de lives sobre educação foi idealizado para proporcionar um diálogo entre especialistas, professores e alunos; especialmente devido a suspensão das aulas nas escolas municipais e atividades presenciais do projeto. Este ano desafiador intensificou mudanças importantes em diversas áreas e a educação foi uma delas. Entender transformações, compreender de forma crítica o atual momento com o aumento das fake news e manter um diálogo aberto entre alunos e professores são de grande importância para a promoção de uma educação de qualidade. E a nossa preocupação com o fomento da educação pública em Goiana faz parte das nossas missões sociais”, afirma Fernão Silveira, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para América Latina.

As conversas serão mediadas pela jornalista, Margarida Azevedo, especialista em educação, com mais 20 anos de carreira, desses dedicados ao Jornal do Commercio, de Recife. Ela foi primeira mulher a ser diretora do JEDUCA, Associação de Jornalistas de Educação. As transmissões destinadas aos professores e educadores ocorrerão sempre as quartas-feiras, iniciando em 25 de novembro às 15h00. A live direcionada aos alunos será em 10 de dezembro, quinta-feira, também às 15h00. Todas terão uma duração média de 1h00 e serão transmitidas pelo canal no YouTube Vozes Daqui, aberto ao público. Para acessar ao canal, clique aqui: https://www.youtube.com/channel/UC0YAd5xd5AHm5LrfMUar5eQ
Projeto Vozes Daqui

Desenvolvido e realizado pela Jeep em parceria com a Prefeitura Municipal de Goiana (PE), município que abriga o Polo Automotivo Jeep, juntamente com a Fundação Banco do Brasil e a ONG AVSI Brasil; o projeto tem o objetivo de potencializar o protagonismo de alunos, professores e comunidade, fortalecendo a educação. Atuando há pouco mais de um ano na região, as ações têm envolvido melhorias do ambiente escolar de nove escolas municipais e a valorização do protagonismo de alunos e educadores, promovendo ações educativas e socioculturais, com a realização de atividades complementares as das escolas.

Participam 450 alunos do Ensino Fundamental II, 25 professores e gestores escolares, além de 40 lideranças e moradores da comunidade. O projeto teve início em setembro de 2019 e tem duração de três anos.

Durante o período da pandemia do Covid-19, o projeto adquiriu tablets, chips e internet para que os 180 alunos, de 10 a 15 anos, pudessem utilizar para acompanhar as aulas online na atividade de Educomunicação. Isso porque, as atividades planejadas presencialmente este ano foram suspensas em decorrência da pandemia. Com as aulas no ambiente virtual em andamento, os alunos têm oficinas de audiovisual e fotografia com os profissionais Clarissa Dutra, Fotógrafa e educadora, e Pedro Severien, Cineasta e educador.

Entre as ações já realizadas pelo projeto estão a capacitação dos professores, de forma online; revitalização da Escola Manuel César Ponta de Pedras; reforma, implantação de biblioteca e sala Multimídia nas Escolas Irmã Marie Armelle Falguieres e Presidente Costa e Silva, além de capacitações com gestores e alunos.

Programação das lives:

Data: 25/11/2020
Horário: 15h00
Tema: “Educação, tecnologia e cultura digital”
Palestrante: Isly Viana
Para acessar a live, clique aqui.
https://youtu.be/8iZTBdqoh80

----------------

A palestrante Isly Vianna, formada pela Unicap, é apresentadora e editora-chefe do telejornal Jornal da Clube, da TV Clube/Record. Mestra em Indústrias Criativas, Isly é pesquisadora em Alfabetização Midiática, cuja ideia central é trabalhar com professores e educadores no desenvolvimento de atividades com tecnologias, triagem de informações (Fake News) e formas de usar a tecnologia para potencializar a educação. A jornalista realizou uma capacitação sobre Alfabetização Midiática e Desinformação em 2018 a convite do Departamento de Estado Americano, nos EUA.

Data: 02/12/2020
Horário: 14h00
Tema: "Desafios da Educação durante e depois da Pandemia"
Palestrante: Fernanda Cunha

----------------

A palestrante Fernanda Cunha é professora da Escola da Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e atua principalmente na área de Arte e Educação Digital. É mestre e doutora em Artes pela ECA/USP e produz atualmente uma série de vídeos para o YouTube sobre os desafios dos professores diante o cenário da pandemia. Os conteúdos abordados pela série de vídeos vão desde como fazer uma live a questões mais teóricas, como resiliência ciberpedagógica.

Data: 09/12/2020
Horário: 15h00
Tema:  "Criatividade e ensino inovador"
Palestrante: Luciana Lyra

----------------

A palestrante Luciana Lyra, nasceu em Recife (PE), e é atriz, encenadora, diretora, dramaturga e escritora. É professora do Departamento de Arte e Cultura Popular e da pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Luciana é fundadora do estudo de investigação UNALUNA – Pesquisa e Criação em Arte, em São Paulo. Com participações no programa Encontro com Fátima Bernardes, ela explica, por exemplo, a origem do ritmo conhecido como coco, tradição em todo o Nordeste.

Data: 10/12/2020
Horário: 15h00
Tema:  "Oficina de artes com foco na história e cultura de Goiana" (destinado aos alunos)
Palestrante:  Luciana Lyra

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-