17 junho 2020

Goiana: Agentes Comunitários e de Endemias ainda aguardam curso introdutório para atuarem no combate ao Covid-19

De acordo com os concursados, a Prefeitura sequer possui previsão para realização do treinamento online. Foto: Ilustração

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), aprovados no último concurso público da Prefeitura de Goiana, ainda aguardam a realização do curso introdutório obrigatório para atuarem no combate ao Covid-19. De acordo com os concursados, a Prefeitura sequer possui previsão para realização do treinamento online de apenas 40 horas.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Anderson Pereira, aproximadamente 100 profissionais de saúde aprovados no último certame aguardam o curso introdutório antes de serem convocados, conforme determina a Lei nº 11.350/2006. A qualificação possui carga mínima de 40 horas e pode ser executada na modalidade EAD (Ensino a Distância). O curso para os Agentes (ACS e ACE) fazem parte do processo inicial de formação necessário para a atuação desses profissionais com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária em Saúde e o enfrentamento ao Covid-19.
Os concursados informaram ao Blog que já se reuniram com o prefeito em exercício, Eduardo Honório; com o procurador do município, Gilmar José; e com servidores do departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, mas nenhum deles informou quando o curso poderia ser efetivamente realizado.

Os vereadores Bruno Salsa e Renato Sandré já intercederam pelos novos servidores durante as sessões remotas realizadas pela Câmara Municipal de Goiana e apresentaram reclamações ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), contudo, ainda assim, o Poder Executivo não respondeu suas solicitações. "O que mais nos impressiona é a tamanha inércia da atual gestão. Goiana já ultrapassa os 500 casos confirmados de coronavírus e 46 goianenses já vieram a óbito, tornando-se o epicentro da pandemia na Mata Norte do estado e diversas vidas poderiam estar sendo poupadas nesse momento tão difícil. Agentes de Saúde e de Endemias são primordiais nesse combate. A prevenção é o melhor caminho, mas a atual gestão trabalha na contramão do combate ao coronavírus em Goiana", repreendeu o vereador Bruno Salsa.

Os Agentes são o elo entre a Unidade de Saúde e a comunidade, pois são agentes fomentadores, cuja ação favorece a transformação das situações problemas que afetam a qualidade de vida das famílias, trazendo benefícios para os trabalhadores e para a população. Entretanto, a atual gestão da Prefeitura de Goiana demonstra não estar tão preocupada com a realização deste curso e muito menos no fortalecimento do combate ao coronavírus. Não é à toa que Goiana teve que recorrer ao distanciamento social mais severo, chamado  lockdown (confinamento), após ser uma das 85 cidades do estado de Pernambuco que não mostraram tendência de queda no número de casos da doença, mesmo tendo recursos financeiros suficientes para investir em campanhas publicitárias e ações efetivas de prevenção e combate ao Covid-19 por todo o município.

Afinal, qual é a prioridade da Prefeitura, uma vez que os índices de contágio do Covid-19 só aumentam em Goiana e os servidores seriam militantes importantíssimos na guerra contra o coronavírus?

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-