10 junho 2020

COVID-19: Abrigo de idosos no Agreste de Pernambuco tem 78 pessoas diagnosticadas com coronavírus

A testagem em massa dos moradores e funcionários do abrigo, que fica em um distrito do município de Bezerros, aconteceu após uma idosa, moradora do local, falecer vítima da covid-19

Testaram positivo para o novo coronavírus pelo o menos 78 pessoas, entre idosos e funcionários, do abrigo de idosos localizado no distrito de Encruzilhada de São João, em Bezerros, Agreste de Pernambuco. Após uma idosa do abrigo falecer pela covid-19 no sábado (6), foram feitos 102 testes na instituição, dos quais 24 negativaram. Nestes, a contraprova do exame será feita nesta terça-feira (9).

O prefeito de Bezerros, Breno Borba (PSB), afirmou estar em contato com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social do município para a tomada de decisões e que conta com o apoio do Governo Estadual. “Chamamos as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social para conversar e tomar algumas atitudes imediatas. A gente não pode esperar mais, a gente não pode aguardar para amanhã. Entrei em contato também com o governador e com o secretário de Saúde André Longo para comunicar nossa situação. O que precisarmos, o Governo vai estar a nossa disposição”, disse, em entrevista à Rádio Jornal.

O gestor garantiu que, ainda nesta terça, os casos graves do abrigo vão ser internados e os idosos que negativaram para a covid-19, isolados. “Ainda hoje, no abrigo de Encruzilhada, vamos ver quais idosos precisam ser internados para, a partir de amanhã, afastar os idosos que não foram infectados, para gente fazer o exame mais completo, chamado swab, onde vamos ter a confirmação real desses outros idosos que deram negativo e que estão assintomáticos”.

De acordo com o médico Sidney Ribeiro, do Hospital de Campanha da região, logo após a morte da idosa, foi feita testagem em massa no abrigo. “O que aconteceu foi que no sábado uma paciente do abrigo veio a óbito. Isso despertou a necessidade de fazer uma testagem em massa no abrigo. Imediatamente, fizemos uma força tarefa para fazer uma triagem de todos os pacientes que estão lá, já que são do grupo de risco”.

O médico confirmou a dinâmica de isolamento explicada pelo prefeito. "Vai toda uma equipe com vários médicos e enfermeiros e três ambulâncias para atender os pacientes. Quem tiver necessidade de internamento, os casos mais graves, vamos trazer para o Hospital de Campanha. Os pacientes que precisem apenas de isolamento domiciliar, vamos fazer com uma prescrição diária no abrigo e vamos isolar em outro setor os que foram suspeitos, que não confirmaram", relatou.

Bezerros tem, de acordo com boletim divulgado pelo próprio município e atualizado na segunda-feira (08), 237 casos confirmados da covid-19, nove óbitos e dois em investigação. Além disso, são 89 pacientes recuperados da doença.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-