sexta-feira, 17 de maio de 2019

Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação: Sesc Ler Goiana recebe encontro sobre o voto consciente

Evento “Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação” vai reunir desembargadores e juízes eleitorais com estudantes na próxima terça-feira (21/5)

No intuito de ajudar a formar nas novas gerações uma maior consciência sobre a vida política no país, o Sesc Ler Goiana recebe, na próxima terça-feira (21/5), o encontro “Eleitor do Futuro – Exemplos de Superação”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Das 9h às 11h, o evento vai reunir, no Centro Cultural Antônio Corrêa de Oliveira, desembargadores e juízes eleitorais, além de servidores públicos que vão falar aos estudantes sobre a importância da democracia, o sistema eleitoral no país, a segurança da urna eletrônica e, principalmente, mostrar que só através da política é possível se transformar a sociedade.

O presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, estará presente no evento. Na oportunidade, o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Josué Antônio Fonseca de Sena, natural de Goiana, será homenageado pela sua trajetória no Judiciário pernambucano. Também haverá uma homenagem póstuma ao presidente do Sistema Fecomércio, professor Josias Albuquerque, falecido em fevereiro passado.

Durante o encontro, aberto para as escolas de Goiana, magistrados e servidores do TRE-PE vão esclarecer dúvidas dos jovens e lembrar a importância do voto consciente para a democracia. O Eleitor do Futuro também traz exemplos inspiradores de pessoas que, apesar de todas as dificuldades, conseguiram atingir seus objetivos de vida.

“O Programa Eleitor do Futuro tem um compromisso com as novas gerações. Queremos plantar a semente da mudança, da transformação. Temos que sonhar sempre, mas também temos que agir para construir uma sociedade melhor e mais justa", diz o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE, Eduardo Japiassu.

Ainda durante o evento, estudantes vão fazer apresentações artísticas como dança, peças teatrais e música. “Acompanhar a política, observando as decisões dos nossos governantes no dia a dia, é uma das melhores formas de exercer a cidadania. Por isso, é uma alegria receber este projeto na nossa unidade”, afirma a gerente do Sesc Ler Goiana, Socorro Costa.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Eleitor do Futuro - O Programa Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, em 2003, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, e foi proposto e aceito ao Colégio de Corregedores dos Tribunais Eleitorais do Brasil presidido, à época, pelo Desembargador Mauro Campello e logo implementado por alguns Estados da federação. Desde a sua idealização e implementação, o Programa promove e capacita crianças e adolescentes de 07 a 17 anos de idade em matéria de educação política, por meio de atividades pedagógicas diversas como palestras e simulações de eleições com urnas eletrônicas. Além disso, faz uso dos mais diversos instrumentos lúdicos como peças teatrais, gincanas e atividades recreativas, que tem como objetivo esclarecer esses jovens acerca do papel do voto na construção de uma cidadania efetiva e na consecução de melhorias para a comunidade em geral.

Serviço – Eleitor do Futuro
Local: Centro Cultural Antônio Corrêa de Oliveira, Sesc Ler Goiana, Rua do Arame, s/n, Centro
Data: 21 de maio
Horário: 9h às 11h
Informações: (81) 3626-5961.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-