05 novembro 2018

Cultura: Mostra Canavial de Música Instrumental leva consertos para municípios da Mata Norte

Serão dezesseis atrações musicais, com apresentações em dois municípios da Zona da Mata Norte pernambucana, Buenos Aires e Aliança

O ritmo instrumental do frevo, jazz, música clássica e popular, promete encantar os moradores dos municípios pernambucanos de Buenos Aires e Aliança, da Mata Norte. A partir deste sábado (10) até a próxima sexta-feira  (16) de novembro, a região será palco da Mostra Canavial de Música Instrumental. Ao todo, dezesseis grupos participam do evento, incluindo atrações de outros estados. Além disso, a programação oferta, ainda, seminário e workshop.  A iniciativa é coordenada pela produtora Arte Canavial e Cultura (*Canavial Arte e Cultura), com apoio (incentivo) da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Berço da civilização da cana de açúcar e das manifestações de cultura popular, a região canavieira, guarda na sua história, a tradição da música instrumental, executadas por bandas, filarmônicas e antigas escolas de ensino musical.  Destaque para uma das atrações que vai abrilhantar a Mostra Canavial de Música Instrumental, será a Banda 15 de Novembro, que vai completar aniversário de 130 anos, dentro da programação.

Instituída em 15 de novembro de 1888 – ano em que se findou o período da escravidão no Brasil -, a instituição musical é considerada uma das mais antigas e importantes sociedades musicais do estado.  Instalada no Distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, a escola de música atende cerca de cinqüenta adolescentes e jovens, em sua maioria, filhos de lavradores e cortadores de cana de açúcar, com formação em iniciação e continuada, na área da música instrumental. Durante os dias de evento, a centenária Banda 15 de novembro, apresenta-se nos dois municípios onde vai acontecer a mostra.
Em Buenos Aires, as apresentações têm início neste sábado, a partir das 20h.  A abertura da Mostra Canavial de Música Instrumental, acontece em frente à igreja de Santo Antônio, um dos importantes patrimônios arquitetônico da cidade. Quem abre à noite de shows será Zé Freire e a Função, seguido pela centenária Banda 15 de Novembro, entre outras atrações. No domingo, segundo dia de atividades, o público confere a mostra de artistas convidados, como Rubacão Jazz e Sexto Tabajara, ambos de João Pessoa, na Paraíba, a partir das 18h.

O ponto alto da Mostra Canavial de Música Instrumental acontece no dia 15 de Novembro, em Aliança. Neste dia, moradores da cidade e região estão convidados para celebrarem os 130 anos da Banda 15 de Novembro, anfitriã da programação. O concerto da banda será realizado na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, no distrito rural de Upatininga, a partir das 20h.

Na sexta-feira, 16, último dia de atividades, se apresentam a partir das 20h, Orquestra Popular Frutos da Várzea, Nino Alves, Quarteto Aurora e SaGrama.

Seminário – Acontece, também, dentro da programação da Mostra Canavial de Música Instrumental, o “Seminário: Desafios do Mercado Musical”. A atividade formativa tem como objetivo apresentar um debate com relação ao cenário atual e futuro sobre a economia, carreiras e produções ligadas à música instrumental. O evento é gratuito e acontece na Escola Municipal Reunidas Monsenhor Marinho, localizada na rua Severino Gomes de Andrade, Aliança.

Serviço
O quê: Mostra Canavial de Música Instrumental
Quando: 10 a 16 de Novembro
Onde: Buenos Aires e Aliança, região da Mata Norte de Pernambuco
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO MOSTRA CANAVIAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL 2018

BUENOS AIRES – PE
LOCAL: Em frente à Igreja de Santo Antônio
Sábado, dia 10 de novembro 2018
20h – Zé Freire e a Função (Recife/PE)
21h – Banda 15 de Novembro (Aliança/PE)
22h – Tercina (Tracunhaém/PE)

Domingo, dia 11 de novembro 2018
18h – Grupo de Flauta Rubens Amorim (Condado/PE)
19h – Sexteto Tabajara (João Pessoa/PB)
20h – Quinteto Nazabras (Nazaré da Mata/PE)
21h – Rubacão Jazz – (João Pessoa/PB)

ALIANÇA – PE
LOCAL: Igreja de Nossa do Bom Despacho, Distrito de Upatininga
Quinta-feira, dia 15 de novembro 2018 – Comemoração dos 130 anos da Banda 15 de Novembro
5h – Alvorada com Banda 15 de Novembro
10h – Missa em ação de graças, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho
14h – Workshop Frevo para aprender e ensinar com Valeria Vicente, na Escola de Frevo Zezé
Corrêa
19h – Solenidade em comemoração aos 130 anos, na sede da Banda 15 de Novembro
Mostra Canavial de Música Instrumental, na Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho
20h – Banda 15 de Novembro (Aliança/PE)
21h – Ell Gênio Duo (Recife/PE)
22h – Orquestra de Frevo Zezé Corrêa (Aliança/PE)

Sexta-feira, dia 16 de novembro 2018
14h – Seminário: Desafios do Mercado Musical
Escola Municipal Reunidas Monsenhor Marinho
Ivone Belém – Empresaria e diretora do instituto João Donato
Valdi Afonjah – Músico
Charles Theone – Músico
Anderson Miguel – Mestre da Cultura Popular
Mediação: Afonso Oliveira – Produtor Cultural
20h - Orquestra Popular Frutos da Várzea (Recife/PE)
21h - Quarteto Aurora (Recife/PE)
22h - Wassab (Olinda/PE)

Dia 17 de novembro 2018
20h - Banda Capa Bode (Nazaré da Mata/PE)
21h - Nino Alves (Garanhuns/PE)
22h – SaGrama (Recife/PE).

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-