22 julho 2016

Eleições: Em Goiana, Justiça Eleitoral suspende pesquisa contratada por Osvaldinho

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco suspendeu a divulgação da pesquisa realizada pelo pré-candidato Osvaldo Rabelo Filho. Na decisão, a juíza Aline Cardoso dos Santos, da 104ª Zona Eleitoral, deferiu liminarmente a suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral utilizada pelo pré-candidato, sob pena de multa diária no valor de R$1.000,00. Diante do exposto, a pesquisa é considerada inválida.

A Justiça Eleitoral aceitou os argumentos do Partido Republicano Progressista (PRP), que solicitava a impugnação da pesquisa eleitoral por falta de dados obrigatórios.

Conforme o processo (nº40-22.2016.617.0104), a pesquisa, divulgada em site da imprensa pernambucana e na página pessoal do Facebook, está registrada, mas contém falhas, como ausência e erro na indicação da fonte pública que baseou o plano amostral do levantamento. O Instituto Exatta, responsável pela pesquisa, também foi notificado da decisão da Justiça Eleitoral.

Tonico Araujo diz que pesquisa em Goiana não tem falhas e recorre

Em referência a nota publicada sob o título "Em Goiana, Justiça Eleitoral suspende pesquisa contratada por Osvaldinho", Tonico Araujo, diretor do Instituto Exatta esclarece que a mencionada pesquisa não foi contratada pelo senhor Osvaldo Rabelo Filho, e sim pelo Blog do Inaldo Sampaio.

‘Por outro lado, convém esclarecer que o Instituto Exatta já entrou com sua defesa na 104 Zona Eleitoral, comprovando que o registro está completo, e não existe falha nenhuma na indicação das fontes que embasaram o plano amostral. Prova disso é “print” em anexo, do registro da pesquisa que mostra claramente as fontes utilizadas para compor o plano amostral como todas as informações exigidas para registro de Pesquisa”.


‘Ocorre que os internautas não tem acesso a todas as informações prestadas ao TRE, uma vez que o Sistema de Pesquisas Eleitorais do TRE não disponibiliza algumas informações, como o nome do pagante, o valor da pesquisa e a cópia da Nota Fiscal. Mas tais informações foram inseridas no registro”.
Blog de Jamildo
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-