20 maio 2015

Justiça: Vara do Trabalho de Goiana recebe o PJe-JT

Presidente Ivanildo Andrade destacou importância do PJe para cidadãos de Goiana

Mais uma unidade jurisdicional do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) recebeu o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT). Na manhã desta segunda-feira (12), o sistema foi implantado na Vara do Trabalho (VT) de Goiana (Fórum Conselheiro João Alfredo).

O presidente do TRT-PE, desembargador Ivanildo Andrade, em seu pronunciamento, destacou a importância econômica do município e a oportunidade do Tribunal em acompanhar a demanda local. “Com a implantação do PJe, a Vara terá uma atuação mais dinâmica e decisiva, pois o sistema traz mais segurança e integração para entregar ao cidadão um serviço de maior qualidade”, enfatizou.

O juiz titular da Vara, Virgínio Benevides, que também é juiz auxiliar da Presidência do TRT-PE, discursou sobre a viabilidade da nova plataforma e os benefícios que serão usufruídos por advogados, servidores e sociedade. “O PJe racionalizará os processos judiciais, reduzindo custos e agilizando a tomada de decisão. A rapidez e a segurança são os grandes diferenciais”, explicou.

Juiz titular da Vara e presidente do TRT-PE descerraram a placa de inauguração

A VT de Goiana, criada em 1962, está localizada no centro do município e atua, hoje, com 13 servidores. A unidade registrou, de 1º de janeiro a 9 de maio deste ano, 1.013 processos distribuídos. O diretor de secretaria, Gonçalo Machado, comentou que todos na unidade estavam ansiosos pela implantação. “O processo eletrônico trará economia de recursos e também qualidade de vida para os servidores, na medida em que não precisam mais manipular tantos documentos”, ressaltou. A técnica judiciária, Lívia Barbosa, disse que as capacitações foram muito importantes para dominar a nova ferramenta e espera que o serviço possa ser agilizado através do sistema. “O PJe deve aprimorar a prestação do atendimento aos advogados e partes, e facilitar nosso trabalho”, enfatizou.

A advogada Jane Araújo ajuizou a primeira ação no novo sistema

A primeira ação trabalhista ajuizada na nova plataforma, com audiência marcada para 12 de agosto, foi protocolada, sem qualquer dificuldade, por Jane Pinto de Araújo, advogada que atua junto a VT de Goiana desde 1990. “O sistema facilitará em muito a vida dos advogados, principalmente porque poderemos acessá-lo de qualquer lugar”, pontuou.

Dando continuidade ao cronograma de implantação do PJe-JT, na próxima segunda-feira (19) será a vez de Timbaúba receber o novo sistema e no dia 26, Carpina e Limoeiro. Em junho, serão contempladas Araripina, Salgueiro e Serra Talhada, com as quais, o TRT-PE atinge 100% das unidades jurisdicionais com a nova plataforma. O PJe-JT começou a ser instalado no Tribunal em setembro de 2012 nas Varas do Trabalho de Igarassu.

Terra dos Caboclinhos

A 60km da capital e com uma população de quase 76 mil habitantes, o município de Goiana, fundado em 1840, é um importante centro industrial da região da Mata Norte pernambucana, gerando um PIB anual de 634 milhões com a produção de cimento, açúcar, cal, algodão, móveis e artefatos de fibra de coco, além da futura sede de uma importante empresa do setor automotivo, a Fiat. A montadora italiana ocupará uma área de 14 milhões de m², gerando aproximadamente mil empregos diretos. Conhecida como a “Terra dos Caboclinhos”, Goiana (“gente estimada”, em tupy), foi o primeiro lugar no território brasileiro a considerar livres todos os seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea, por meio de decreto em março de 1888.

Nessa solenidade de implantação, apoiada pela Caixa Econômica Federal, estiveram presentes os juízes substitutos da Vara, Valmar Soares e Augusto Neto, o secretário-geral da Presidência, Ayrton Porto Júnior, o diretor-geral de Secretaria, Wlademir Rolim, a secretária do Tribunal Pleno, Nyédja Azevedo, o diretor da Secretaria de Informática, Adriano Pinheiro e o diretor da Secretaria Administrativa, André Pegado. O vice-prefeito do município, Carlos Joca, representou a prefeitura de Goiana.

Serviço:

VARA DO TRABALHO DE GOIANA

Av. André Vidal de Negreiros,  17 – Centro, Goiana/PE - CEP: 55.900-000
Fone: 081-3626.0017; e-mail:  varagoiana@trt6.jus.br
Juiz titular: Virgínio Henriques de Sá Benevides
Diretor de secretaria: Gonçalo Machado da Ponte.

Assessoria
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-