15 abril 2015

Luto: Morre, aos 87 anos, o goianense e ex-deputado Antônio Corrêa de Oliveira

Morreu na madrugada desta quarta-feira (15), em decorrência de complicações provocadas por uma infecção respiratória, o escritor e ex-deputado estadual político Antônio Corrêa de Oliveira. 87 anos. Ocupante da cadeira 17 da Academia Pernambucana de Letras, ele será velado na sede da APL, no bairro da Jaqueira. O sepultamento será, às 17h, no Cemitério Santo Amaro.

Natural de Goiana-PE, Corrêa de Oliveira nasceu em 25 de junho de 1927 e era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco Ex-vereador do Recife, ele ocupou também por vários mandatos uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, durante o período de 1959 a 1983, chegando a presidente do Poder.

Depois que largou a política, foi escolhido conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, órgão que também presidiu.

Em sua carreira, assumiu diversos cargos públicos, entre eles secretário de Estado, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Goiana, presidente da Sociedade Auxiliadora da Agricultura e do Sindicato dos Cultivadores da Cana-de-Açúcar.

Também recebeu diversas homenagens e condecorações, como a de Membro da Ordem dos Guararapes, Grau Grã-Cruz; Troféu Leão do Norte, concedido pela Assembleia Legislativa; Medalha Cidade do Recife;  e Medalha Pernambucana do Mérito – Classe Ouro, do Governo do Estado pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco.

Deixou três obras literárias: Falas da Província (1972), Escravos, Abolição, Goiana (1978) e João Alfredo (1986).

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-