02 outubro 2014

Economia: A instalação de grandes empresas nos municípios de Ipojuca e Goiana aumentou o custo de vida da população e trouxe vários problemas

A chegada de grandes investimentos em Pernambuco e a mudança no cenário de algumas cidades é o tema da segunda reportagem da série Desafios, exibida no TV Jornal Meio-Dia, nesta terça-feira (30). Algumas cidades pernambucanas consideradas tranquilas no passado, hoje sofre os mesmos problemas enfrentados na capital. A instalação de grandes empresas nos municípios de Ipojuca e Goiana, por exemplo, aumentou o custo de vida da população e trouxe vários problemas de infraestrutura, saúde e violência.

O Complexo Portuário de Suape e a construção de dois estaleiros atraíram para a região 50 mil trabalhadores. O desenvolvimento chegou e carregou problemas, como a prostituição e a especulação imobiliária. A cidade do Cabo de Santo Agostinho possui uma saúde pública bastante prejudicada e tem o problema agravado com o crescimento do número de jovens grávidas no município. Além disso, a região registra aumento significativo nos casos de violência contra a mulher.
Em Goiana, com a instalação de um pólo automotivo e farmacoquímico, os preços dos imóveis dispararam e assustaram os moradores. Um casa simples pode chegar ao valor de R$ 1,3 milhão e o aluguel a R$ 20 mil por mês. A falta de planejamento desagrada também os operários de outros estados. Engarrafamentos em horários de pico e transporte público ruim são alguns dos problemas que se criam com um crescimento sem planejamento.

Na próxima reportagem da série, um desafio que Pernambuco não pode mais adiar: levar crescimento e desenvolvimento para todas as regiões do Estado, na mesma velocidade e proporção com que as coisas ocorrem na capital.

TVJornal
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-