15 abril 2013

Economia: Recifense será qualificado para Suape e FIAT

Novos perfis de capacitação são explorados pela Prefeitura

Recife está localizado praticamente no meio de dois importantes polos de desenvolvimento econômico: o Complexo Industrial Portuário de Suape, entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca (Zona da Mata Sul), e o futuro polo automobilístico, ancorado pela Fiat em Goiana (Mata Norte). Além disso, há indústrias de alimentos e bebidas e da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), também em Goiana. Para que os recifenses não fiquem apenas assistindo ao crescimento do Estado, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, está mapeando o perfil de cada Região Político-Administrativa (RPA). A ideia é oferecer uma capacitação que atenda a demanda desse novo mercado.

De acordo com a secretária da pasta, Marília Arraes, além da pesquisa para identificar o potencial econômico de cada RPA e o perfil profissional dos moradores da Cidade, uma equipe está recolhendo dados que já existem no Governo do Estado e na Prefeitura. “O objetivo é ver o que as pessoas daquelas regiões querem fazer, onde querem trabalhar e, a partir daí, oferecer cursos que realmente deem resultado no mercado de trabalho”, explicou. A expectativa é de que até o fim desse semestre a Prefeitura disponha de todos os dados e, logo em seguida, a nova carteira de cursos seja disponibilizada.

O Recife con­ta hoje com 18 escolas profissionalizantes, três em cada RPA, ainda vinculadas à Secretaria de Educação, mas que passarão a ser conduzidas pela Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. As unidades oferecem cursos, majoritariamente, na área de estética, como cabelereiro e manicure, além de culinária e eletricidade predial. Por semestre, os centros oferecem 12 mil vagas, porém, atualmente, pouco mais de 50% estão preenchidas. “Infelizmente os cursos não atendem a demanda do mercado. Vamos mudar isso colocando à disposição capacitações que façam com que os profissionais saiam certos de que terão uma oportunidade real de empregabilidade”, garantiu Marília.

A secretária reforçou que os cursos já existentes não serão extintos, mas modernizados para que os profissionais possam se reciclar e melhorar seus negócios. “Estamos articulando com a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano para que nossos pontos de sistema público tenham atendimentos na área de empreendedorismo para que aqueles que já tenham o seu trabalho possam ter orientações de acesso ao microcrédito, por exemplo”, salientou a secretária.

Fonte: FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-