16 fevereiro 2013

Economia: Membros da Fiat chegam segunda

Engenheiros terão missão de aprimorar capacitação realizada em Pernambuco

A partir de segunda-feira, uma comitiva de gestores e engenheiros da Fiat vão visitar os laboratórios dos principais centros de formação tecnológica nas áreas que compõem a cadeia automotiva no Estado, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e as unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A visita mostra a preocupação da montadora italiana em preparar a capacitação adequada para a mão de obra que vai trabalhar em toda cadeia produtiva, que terá sede em Goiana, Zona da Mata Norte.

“O objetivo maior das visitas é verificar o que já existe dentro dos nossos centros de pesquisa e o quanto da nossa capacidade já poderá ser utilizada para a qualificação dos alunos dentro dos parâmetros exigidos pela metodologia da Fiat”, afirmou o presidente do Itep, Frederico Montenegro. Além da estrutura para o treinamento técnico, Montenegro destacou que os representantes da multinacional querem também conhecer outros aspectos fundamentais, como os trabalhos de preservação ambiental por exemplo.

Para o professor de engenharia da UFPE, Flávio Figueiredo, os italianos ficarão satisfeitos com o que vão encontrar por aqui. Segundo ele, o Estado dispõe de uma excelente estrutura e equipamentos modernos.

Entretanto, o docente reconhece que será preciso fazer alguns ajustes. “A Fiat trabalha com um modelo bem específico que teremos que nos adequar e treinar os futuros trabalhadores dentro dessa metodologia própria. E conseguiremos fazer isso em tempo hábil, não tenho dúvidas”, declarou.

Frederico Montenegro concordou com o professor e ressaltou que a adequação dos cursos para atender ao polo automotivo da Fiat não será difícil. “As alterações serão feitas na execução prática dentro das aulas, onde implementaremos aspectos da gestão da linha produtiva da montadora que conhecemos na Europa, no início do mês”, assegurou.

A programação extensa conta com visitas às instalações das escolas do Senai no Cabo de Santo Agostinho, no dia 18. No dia seguinte, eles estarão no Senai de Santo Amaro, no Recife. Na quarta-feira, será a vez da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam). No dia 21, o grupo estará no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e depois se reunirá com representantes do Governo na Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo.

Nos dias 22 e 25 será a vez dos laboratórios de engenharia da UFPE. Dia 26, a comitiva estará no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). No dia seguinte, eles vão à Universidade de Pernambuco (UPE). A visita termina no dia 1º de março na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

FolhaPE
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-