28 fevereiro 2013

Conciliação: Governo do Estado inaugura Núcleo de Mediação de Conflitos em Goiana

A mediação será realizada por 25 moradores capacitados pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos para o diálogo

A Região Metropolitana do Recife tem 09, Caruaru e Petrolina já foram contemplados, e agora Goiana recebe o primeiro Núcleo de Mediação de Conflitos da Mata Norte. A inauguração foi nessa terça-feira, 26, na Associação de Moradores da Vila Bomtempo, de forma festiva, com a apresentação do grupo de Caboclinhos Caetés.

A mediação comunitária é uma forma de resolução de conflitos em que o mediador auxilia as pessoas envolvidas a buscarem uma solução satisfatória para seu problema, através do diálogo. São desavenças familiares, de vizinhança, regulamentação de visitas, questão de posse de terra, entre outros.

Os mediadores são pessoas de referência na comunidade que estão capacitadas pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, para atuar como facilitadores do diálogo. Eles vão desenvolver trabalho voluntário com base na Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608, de 18.12.1998).

Segundo o secretário executivo, Paulo Moraes, este é o 12º Núcleo de Mediação do estado, e as parcerias com as comunidades vão continuar. Pois o espaço é uma ligação direta da população com o Governo, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Animados com a nova tarefa, os mediadores se mostravam dispostos a contribuir para a diminuição da violência. Abigail Ribeiro, dona de casa de 35 anos, diz que a satisfação maior é saber que vai levar a paz para os vizinhos e ajudar no que for possível para resolver os conflitos.

Na solenidade, estiveram presentes o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes; o prefeito do município, Fred Gadelha; secretários municipais, representantes da Polícia Militar; da Associação de Moradores; além dos 25 mediadores, formados pelo governo para atuarem no local.

A próxima comunidade capacitada para atuar em Núcleo de Mediação é a do Jordão, no Recife. A entrega dos certificados será nesta quinta, 28.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-