28 novembro 2012

Saúde: Oficina aborda exigências para a qualidade de hemocomponentes e testes de sorologia

Após as palestras, representantes dos hemocentros responderam questões para avaliar o aprendizado

A III Oficina Hemobrás - Qualidade dos Laboratórios de Sorologia e do Controle de Qualidade dos hemocomponentes deu início as suas atividades, na manhã desta terça-feira (27/11), com duas palestras simultâneas. A gerente de Controle da Qualidade da Hemobrás, Laura Barreto, falou sobre Panorama do Controle de Qualidade de hemocomponentes - necessidades e exigências para a transfusão e para a indústria. O segundo encontro, ministrado pela bióloga do Laboratório da Sorologia da Associação Beneficiente de Coleta de Sangue da Colsan (Colsan-SP), Shirley Silva, abordou a Introdução teórica à sorologia: aperfeiçoando entendimento dos conceitos, especificidades da sensibilidade e reprodutibilidade.

Durante sua palestra, Laura Barreto deu ênfase à importância do controle e prevenção de não conformidades para assegurar a qualidade dos hemocomponentes tanto para o uso industrial, quanto nas transfusões. “É preciso ficar atento ao momento correto de tomar ações preventivas ou corretivas. Além disso, os laboratórios devem analisar criticamente as não-conformidades, determinar as origens-raiz, entre outras ações”, explicou. A gerente de Controle de Qualidade da Hemobrás ainda detalhou o Panorama do Controle de Qualidade e repassou as formas de inserções de informações nos formulários utilizados pelos serviços de hemoterapias para o controle das não-conformidades.

Já na área de sorologia, os participantes puderam se aprofundar um pouco mais em temas como testes utilizados para identificar vírus no sangue coletado pelos serviços de hemoterapia. Ainda pela manhã, foram debatidos assuntos como Definição de Plano de Abordagem, pela gerente de controle de qualidade de hemocomponetes da Fundação Hemominas, Flávia Naves, e Validação e o monitoramento do transporte dos hemocomponentes. Entre os pontos destacados nestas duas últimas palestras, estão a responsabilidade dos laboratórios nos testes e nas adaptações dos processos para a qualificação destes hemocomponentes, além das principais formas de controlar a eficácia dos equipamentos que fazem o transporte do sangue coletado.

Durante o encaminhamento de cada palestra, os representantes dos hemocentros responderam questões para avaliar o aprendizado e tiraram dúvidas sobre os assuntos abordados.

A III Oficina Hemobrás - Qualidade dos Laboratórios de Sorologia e do Controle de Qualidade dos hemocomponentes acontece em Brasília e segue até amanhã (29/11).

Assessoria de Imprensa da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-