27 setembro 2012

Greve: Bancários do estado concordam com proposta da Fenaban e decidem encerrar greve

A nova proposta eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores, além de outras conquistas. Os funcionários do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste, que juntos representam 170 e 19 agências, continuam parados

Depois de nove dias de paralisação em todo o país, os bancários das instituições privadas e da Caixa Econômica Federal em Pernambuco decidiram encerrar a paralisação e voltar ao trabalho nesta quinta-feira (27). A categoria acatou, conforme orientação do comando de greve nacional, a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na última terça-feira (25). Os funcionários do Banco do Brasil (BB) e do Banco do Nordeste (BNB), que juntos representam 170 e 19 agências no estado, respectivamente, continuam parados.

A nova proposta eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores; para 8,5% o aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação; e para 10% a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como dos tetos da regra básica e do adicional.

Na terça (25), o comando nacional, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), orientou a aceitação da proposta pelos 137 sindicatos representados pela entidade em todo o Brasil.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários em Pernambuco, nesta quinta, às 19h, haverá nova assembleia na sede da entidade para avaliar o fim da greve. Os funcionários do Banco do Brasil, embora tenham concordado com a proposta geral da Fenaban, ainda brigam por um modelo diferenciado de PLR, um novo plano de carreira e querem a incorporação ao salário das verbas de gratificação semestral, entre outros pleitos.

Em todo o estado, 375 agências voltam a funcionar normalmente ao público, segundo o sindicato. Destas, 300 seriam de bancos privados e 75 da Caixa Econômica Federal.

Diário de Pernambuco
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-