25 março 2011

Equipamentos de resfriamento da câmara fria da fábrica da Hemobrás começam a ser instalados

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) deu início à instalação dos equipamentos que resfriarão o bloco B01, onde funcionará a câmara fria da sua fábrica de hemoderivados, em construção em Goiana, distante 63 quilômetros do Recife. 

No dia 23 de março, dois guindastes começaram a colocar no último piso do prédio industrial grande parte das máquinas que irão compor três grandes sistemas de refrigeração. Enquanto isso, o bloco B17, que abrigará os geradores de energia, e parte do B14, com o reservatório enterrado para 446 mil litros de água, estão em fase de acabamento. A previsão é que esta etapa das obras seja concluída até o início do segundo semestre deste ano.

A câmara fria possui uma área de 2,7 mil metros quadrados que irá armazenar todo o plasma a ser utilizado na produção dos hemoderivados. Por isso, precisará operar a 35°C negativos. Para garantir esta temperatura, já estão sendo montados e instalados, em B01, 40 equipamentos, entre condensadores evaporativos, compressores e aero condensadores, que também irão climatizar os ambientes restantes do prédio. Os demais equipamentos (24 evaporadores) serão instalados, necessariamente, depois que a cobertura do bloco for concluída, paralelamente à montagem das divisórias das salas.
O B17, com 154 metros quadrados, está com a parte de alvenaria praticamente concluída, faltando apenas os acabamentos. Já no reservatório enterrado foi totalmente finalizada a fase de concretagem e agora tem início a etapa de acabamento, junto com cobertura e instalação das máquinas e equipamentos (bombas de água). A fábrica da Hemobrás possuirá 48 mil metros quadrados de área construída, será âncora no Polo Farmacoquímico de Pernambuco, a primeira do Brasil e a maior da América Latina em seu segmento, com capacidade para processar 500 mil litros de plasma por ano. A previsão de seu pleno funcionamento é 2014.

SEGUNDA ETAPA – Ainda neste segundo semestre, deverá ter início a segunda etapa das obras da fábrica de hemoderivados da Hemobrás. A construção engloba 12 blocos industriais, que juntos somam 45 mil metros quadrados de área construída. Entre os prédios que serão erguidos, estão dois dos principais blocos: o B02, considerado o coração da planta industrial, que será instalado numa área de 13 mil metros quadrados onde ocorrerá o fracionamento do plasma sanguíneo e sua transformação em medicamentos; e o B03, espaço de 10,7 mil metros quadrados destinado ao envase dos produtos.

Assessoria de Comunicação Social da Hemobrás
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-