19 janeiro 2011

Coluna Cultural por Caio Dornelas

Por Caio Dornelas
Estamos estreando a coluna intitulada Comuna Cultural, serão lidos pelos seguidores do Blog do Anderson,  textos sobre as ações culturais que são desenvolvidas na Região da Zona da Mata de Pernambuco, como também trataremos por aqui das políticas públicas voltadas para o segmento cultural e outras reflexões sobre temas que sejam relacionados com o bem estar artístico da nossa região.

FUNCULTURA ABERTO – Produtores culturais apostam em 2011.
Com o edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) aberta para inscrições de propostas de projetos culturais, os produtores culturais da Zona da Mata apostam nas suas idéias e pensam em 2011 como um ano histórico na produção cultural da região.
Esse otimismo para 2011 é resultado da profissionalização e amadurecimento dos próprios produtores, que em 2010, com o desenvolvimento dos seus projetos, garantiram a região como a segunda principal na produção cultural de Pernambuco, ficando atrás apenas da região metropolitana.
O grande destaque da produção local ainda é a Cultura Popular, porém outras linguagens vêm ganhando destaque como Audiovisual, Artes Visuais e Literatura.

Em 2010 muitos projetos desenvolvidos na região movimentaram bastante a economia da cadeia produtiva da cultura local, que envolve desde Mestres da Cultura Popular, como o Mestre Mariano Teles, que ministra oficina de cavalo marinho no Projeto Revivendo o Samba, coordenado pelo produtor Thiago Laranjeiras em Goiana, até técnicos de luz e som contratados no Projeto Encontro de Cirandeiros, projeto desenvolvido em Tracunhaém pelo produtor Gilson da Silva.
Hoje, Cultura na zona da mata rima com desenvolvimento econômico, com preservação da identidade e com respeito à história de um povo. História do presente, do passado e do futuro.  

Caio Dornelas é Produtor Cultural Goianense, graduado em História pela UNICAP - Secretário Geral e Tesoureiro da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes) - Membro do Conselho Consultivo sobre Gestão de Cinemas Público de Pernambuco - Membro da Comissão Setorial do Audiovisual Pernambucano - Coordenador do IAPÔI Cineclube - Colaborador da Agência de Projetos Pontão de Cultura Canavial - Oficineiro do Cine Mais Cultura - Monitor do Cine Mais Cultura e Redator da Comunca   Cultural.

Ps.: Nós do Blog do Anderson Pereira agradecemos a mais esta parceria. Estamos felizes  na possibilidade que nossos leitores terão de prestigiar e se informar sobre cultura a partir de uma pessoa  tão renomada no assunto. 
Estamos buscando sempre o melhor pra nossos internautas, através de pessoas competentes que transmitam o conhecimento e experiência sobre um tema de seu dia-a-dia. Neste caso, nós acertamos em cheio. Seja Bem Vindo Caio Dornelas, Abraços!
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-