20 janeiro 2012

Confira as últimas matérias sobre a fonte que jorra "água" avermelhada em Tejucupapo, no distrito de Goiana-PE

Vigilância interdita poço
Em Goiana, adolescentes cobram para levar curiosos até a fonte que jorra água vermelha

Fenômeno da natureza ou milagre, o fato é que os donos do sítio Chã de Alegria, no distrito de Tejucupapo, em Goiana, não querem que a fonte que jorra “sangue” seja desativada. Ontem de manhã, filhos da dona do terreno onde o poço está localizado impediram que funcionários da Prefeitura de Goiana jogassem areia na cacimba que, desde a última segunda-feira, começou a apresentar água com coloração vermelha. Em exames preliminares feitos com amostras da água pela 1ª Gerência Regional de Saúde (Geres), foi detectada a presença se coliformes fecais.

“Essa água não pode ser consumida porque está contaminada. Por enquanto, interditamos a área. Depois, se for necessário, vamos fechar a cacimba, sim”, ameaçou a coordenadora da Vigilância Sanitária de Goiana, Margareth Gomes. Uma amostra da água vermelha está sob análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen). O laudo deve ficar pronto na próxima semana. Ainda não se sabe o que causou a mudança de coloração da água mas há indícios de que isso tenha acontecido por causa de raízes de árvores próximas à fonte. Maria da Conceição Correia da Silva, uma das filhas da dona do sítio, disse que apesar do perigo à população, o poço não vai ser tampado.

“Essa fonte existe desde que eu sou criança e até bebia a água antes dela mudar de cor. Nunca tive nada. Tudo bem que ela não pode ser usada mas já faz parte da paisagem aqui do sítio”, argumentou. A pescadora Jeane Fátima de Oliveira, de 31 anos, concorda. “Antes de segunda-feira, eu mesma tomei a água. Não vou tomar mais, mas a cacimba não pode ser fechada”, comentou. Ela e outros moradores do sítio esperam que a fama repentina da “fonte de sangue” acabe trazendo benefícios ao local, que não tem saneamento básico. Até a última segunda-feira, a água do poço era usada por quatro famílias para beber, cozinhar, tomar banho e lavar roupa.

A prefeitura prometeu enviar um carro-pipa por dia para abastecer o sítio. Mas, até as 14h de ontem, período em que a equipe de reportagem do Diario esteve no lugar, o caminhão não tinha aparecido. O jeito foi buscar água numa escola particular que fica a 1,5 quilômetro do sítio. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Goiana, o município já assinou um convênio com a Compesa, no valor de R$ 40 milhões, para colocar água encanada em toda a cidade, incluindo a comunidade de Chã de Alegria. Goiana está em expansão graças aos novos empreendimentos econômicos que estão chegando à cidade, como a fábrica da Fiat e a instalação da Hemobrás.

Turistas
Os moradores de Chã de Alegria ainda estão impressionados com o fluxo de curiosos que chegam, a qualquer hora do dia, querendo ver a fonte diferente. Alguns adolescentes estão aproveitando o momento e cobrando para levar os turistas até o poço. Em toda a cidade, pessoas com garrafas vermelhas exibem a água como um troféu. “Isso aqui sempre foi calmo e, agora, está mais agitado que tudo”, comentou o pescador Marcos Oliveira, primeiro a notar a mudança de coloração da água. Ele não chegou a tomar, mas deu o líquido para um dos filhos, Guilherme, no café da manhã de ontem. “Dizem que a água é milagrosa, né? Então não deve fazer mal a ele”, apostou.
Por Mirella Marques
Diário de Pernambuco

Vigilância Sanitária investiga fonte que joga água avermelhada em Goiana
Globo Nordeste


Vídeo: Fonte de água vermelha em Goiana ficará interditada até resultado de exames
A 1ª Gerência Regional da Saúde (GERES) começou a investigar um fato curioso que tem intrigado a população do Sítio Chã de Alegria, Distrito de Tejucupapo, em Goiana, Zona da Mata Norte Pernambucana. Há alguns dias, a coloração da fonte mudou e um líquido vermelho começou a jorrar de uma fonte natural. Populares chegaram a acreditar que havia algum animal ou até mesmo uma pessoa morta perto do local, mas nada foi achado. Muitos acreditam que á agua é milagrosa e já pegaram várias amostras do líquido. [Veja o vídeo] 
A Vigilância Sanitária do município recolheu amostras que serão analisadas. O resultado da análise deve ficar pronto em uma semana. Por enquanto, a fonte ficará interditada.
TV Jornal

Vejas também os videos que o Blog do Anderson Pereira realizou na fonte e com os moradores de Tejucupapo:
 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-