18 abril 2023

Qualificação: Compesa promove curso gratuito de formação de encanadores em Goiana

O prazo para as inscrições segue até o dia 26 de abril

Os moradores de Goiana, na Mata Norte, vão ganhar mais uma oportunidade de formação profissional. A Compesa, em parceria com empresa BRK Ambiental, vai promover uma nova edição do Curso de Formação de Encanadores para a população do Município, com orientações para a construção e manutenção de ligações de esgoto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através de contato com o Plantão Social do Programa Cidade Saneada (81 98113-9374) até o dia 26/04 ou presencialmente no dia 24/04, das 9h às 16h, na Escola Municipal Irmã Marie Armelle, localizada na Travessa Da Praça Duque De Caxias, S/N, Centro – Goiana. Podem se inscrever todas as pessoas interessadas com residência no Município.

A turma será formada por 20 alunos e as aulas, teóricas e práticas, acontecerão entre os dias 2 e 29 de maio, das 13h às 17h, na Escola Irmã Marie Armelle. O curso tem carga horária de 80 horas e segue para a 12ª edição. Nas aulas finais, os participantes também terão a oportunidade de conhecer a mais nova Estação de Tratamento de Esgoto do município de Goiana, inaugurada em dezembro do ano passado.

O Curso de Encanadores é um programa gratuito, com certificado de conclusão, conduzido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Durante as aulas, são abordadas técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sensibilização quanto ao desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, materiais utilizados e o custo para executar as ligações à rede coletora de esgoto.

Além da parte técnica, o objetivo das aulas é sensibilizar os participantes sobre a importância e o impacto social do saneamento básico como fator ativo na prevenção de doenças, qualidade de vida da população e preservação do meio ambiente.

SES Goiana

Inaugurado em dezembro do ano passado, a partir de um investimento de R$ 96 milhões, o Sistema de Esgotamento Sanitário SES-Goiana foi entregue ao Município por meio do Programa Cidade Saneada. O sistema conta com três estações elevatórias, uma estação de tratamento com capacidade média de vazão de 84,7 litros por segundos, 65 mil metros de redes coletoras, além de 1.350 poços de visitas e mais de 9.300 terminais de interligação (TIL), dispositivos implantados nas calçadas para viabilizar a conexão dos domicílios à rede de esgoto. Com esta infraestrutura implantada e agora em operação são tratados, de forma adequada, o equivalente a quase 4 piscinas olímpicas por dia, contribuindo significativamente para a qualidade de vida da região.

Com a entrega do equipamento, que beneficiou 35 mil pessoas, começa a etapa fundamental de ligações domiciliares à rede de esgoto disponível, uma iniciativa que deve ser realizada pelos próprios residentes beneficiados. Esta etapa é muito importante para que o esgoto doméstico seja levado até a estação de tratamento e, dessa forma, retorne ao meio ambiente em condições adequadas.

Serviço Curso de Formação de Encanadores: Inscrições: até 26 de abril via WhatsApp (81 98113-9374) ou presencialmente no dia 24 de abril, das 9h até 16h, na Escola Municipal Irmã Marie Armelle.
Número do Plantão Social: (81) 98113-9374 – Andrine Souza (https://wa.me/5581981139374).
Curso de Encanadores: De 02 a 29 de maio - das 13h às 17h.
Local: Escola Municipal Irmã Marie Armelle, localizada na Travessa Da Praça Duque De Caxias, S/N, Centro - Goiana.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-