25 abril 2023

Cultura: 30ª festa da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo” começa nesta quarta-feira (26)

O evento revive a história da batalha liderada por mulheres, que venceram os invasores holandeses

A 30ª festa da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo” será realizada desta quarta-feira (26) até o domingo (30), em Tejucupapo, distrito do município de Goiana. O evento conta com uma programação diversificada, que inclui concurso de beleza, de dança, passeio ciclístico, teatro e shows. A entrada é gratuita.
A festividade é promovida pela Associação Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo, com apoio da Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural.

A programação do Polo1, em frente à sede da Associação, começa nesta quarta-feira (26), às 19h, com o 9º Concurso Garoto e Garota “Heroínas”, seguido do show de MC Dread, às 22h. Na quinta-feira (27), acontece o 4º Concurso de Dança Heroínas, às 19h, e apresentação da Banda Dengosa, às 22h. No sábado (29), será realizado um passeio ciclístico em homenagem às Heroínas, com saída às 8h, do Trevo de Tejucupapo.
O ponto alto da festa é o tradicional espetáculo teatral “Batalha das Heroínas de Tejucupapo”, que será encenado na sexta-feira (28), às 14h, para os alunos da rede municipal de ensino, e no domingo (30), às 14h, para o público em geral, na Fazenda Megaó - Monte das Trincheiras, em Tejucupapo.

O evento conta também com atrações musicais, que se apresentam na Praça Maria Camarão, no centro de Tejucupapo. A abertura dos shows fica por conta de Raphaela Santos e Xote 10, na sexta-feira (28), às 20h. No sábado (29), às 21h, será a vez de Priscila Senna e André e Forró dos Errados. No domingo (30), às 18h, a Banda Arrecifes e Aldair Playboy fecham as apresentações.
HISTÓRIA

Escrita e dirigida por Luzia Maria da Silva, desde 1993, a encenação teatral “Batalha das Heroínas de Tejucupapo” resgata a história de luta e bravura das Mulheres de Tejucupapo, em 23 de abril de 1646.

O espetáculo é encenado por atores amadores, naturais de Tejucupapo, na Fazenda Megaó - Monte das Trincheiras em Tejucupapo, local onde ocorreu o confronto entre os holandeses e as Heroínas, lideradas por Maria Camarão, Maria Clara, Maria Quitéria e Maria Joaquina.

As mulheres saíram vitoriosas daquela batalha, considerada a primeira na história brasileira protagonizada por mulheres, dando início às lutas pela liberdade do Brasil. Em 2022, o teatro, que também é considerado o segundo maior teatro ao ar livre de Pernambuco, recebeu o título de Patrimônio Vivo da Cultura do Povo de Pernambuco.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-