28 março 2023

Saúde pública: Parceria entre setor público e iniciativa privada por mais médicos

Em Goiana, a estratégia foi a instalação de uma faculdade de Medicina para formar novos profissionais no interior de PE e também alunos da Paraíba. Fotos: Arquivo/Divulgação FITS

A parceria entre o setor público e a iniciativa privada tem sido um caminho para ajudar a administração pública a viabilizar ações, aliar custos e a reduzir as inúmeras demandas existentes nas cidades. Em Goiana, por exemplo, na Zona da Mata pernambucana, uma das estratégias para a saúde pública foi interiorizar a formação e estimular a fixação de mais médicos na cidade e região, que abriga os polos farmacêutico, bioquímico e automotivo.

A medida foi a instalação da Faculdade Tiradentes (FITS), em julho de 2021, pelo Grupo Tiradentes, por meio de um convênio com o município. “Além de formar jovens no interior de Pernambuco, que antes precisavam se deslocar à capital para estudar Medicina, a FITS Goiana também consegue atender estudantes da Paraíba por conta da sua localização. Fica a 62 km de distância do Recife e a 51 km de João Pessoa”, adiantou o professor e coordenador do Curso de Medicina da FITS Goiana, José Roberto de Almeida.
Contrapartida local

Mais que formar novos profissionais e reforçar o atendimento na saúde pública da cidade, a FITS também repassa 10% de sua renda bruta anual ao município. Os recursos são aplicados na aquisição de equipamentos, construção e reforma da estrutura de unidades e ampliação de serviços oferecidos pela saúde pública. O aporte financeiro ocorre por meio de um convênio firmado entre o município e a instituição de ensino. O Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde, que faz parte do Programa Mais Médicos). Uma auditoria externa é realizada a cada ano para a prestação de contas.

Bolsas de estudo

Pela parceria, os alunos podem realizar a prática acadêmica na rede pública. Outra ação é oferecer gratuitamente 10% das vagas a alunos vindos de escolas públicas e de baixa renda, por meio de bolsas de estudo. O curso de medicina de Goiana é resultado de um chamamento público, consequência da Lei Mais Médicos de 2013, que trouxe regras específicas para reordenar a ofertas de novas oportunidades na área, considerando, principalmente, requisitos sociais como: melhorar o serviço de saúde e atrair e fixar médicos na região.

Fórum

A integração entre políticas públicas e privadas será tema de um fórum, que acontece nesta quarta-feira (29/03), das 8h ao meio-dia, no auditório da Fits Goiana. O encontro vai reunir representantes do poder público, gestores e representantes de alunos da instituição de ensino para discutir melhorias na saúde. “Com o fórum, será possível trazer novos elementos e mostrar onde a faculdade pode auxiliar na saúde, além de trabalhar em conjunto com os representantes, em prol da comunidade”, pontuou o coordenador do curso de Medicina da Fits Goiana.

 
-
-
Todos os direitos reservados à Anderson Pereira. Obtenha prévia autorização para republicação.
-